Principais suplementos alimentares

Os suplementos alimentares caracterizam-se por preparações destinadas a completar a dieta alimentar e fornecer os nutrientes mais importantes ao organismo tais como as vitaminas, minerais, fibras, aminoácidos que podem estar em minoria na dieta alimentar de uma pessoa.

Plantas medicinais

– Alguns suplementos são preparados a partir das folhas, caules, raízes e/ou cascas, bem como de botões e flores.

– As diversas partes das plantas podem ser utilizadas na sua forma natural ou sob a forma de comprimidos, cápsulas, pó, tintura e outras.
– Um suplemento vegetal pode conter todos ou apenas alguns dos compostos existentes na planta.
– Muitas plantas medicinais possuem vários compostos activos que interagem uns com os outros para produzir um efeito terapêutico.
– Nalgumas plantas, os agentes activos não foram identificados em determinadas partes dessas plantas, pelo que devem ser utilizadas no seu todo para se obterem os seus benefícios.
– As plantas medicinais são também utilizadas para se conseguir ou manter uma boa saúde — por exemplo, para estimular o sistema imunitário ou ajudar a manter níveis de colesterol normais ou baixos.

Minerais

Os minerais estão presentes no organismo em pequenas quantidades: no total, representam apenas 4% do peso total do corpo.
São substâncias inorgânicas essenciais a um grande número de processos vitais, desde a formação dos ossos ao funcionamento normal do coração e aparelho digestivo.
Alguns minerais têm sido associados à prevenção do cancro, da osteoporose e de outras doenças crónicas.
As pessoas precisam de repor a sua provisão de minerais através da alimentação ou de suplementos.
Dos mais de 60 minerais presentes no organismo, só 22 são considerados essenciais.
Sete destes — cálcio, cloro, magnésio, fósforo, potássio, sódio e enxofre — são habitualmente designados por macrominerais, ou minerais principais.
Os outros 15 designam-se por oligoelementos, ou microminerais, porque a quantidade de cada um que é necessária para uma boa saúde é mínima (habitualmente medida em microgramas, ou milionésimos de grama).

Vitaminas

As vitaminas são substâncias orgânicas essenciais para regular o metabolismo no interior das células e os processos que libertam energia dos alimentos.
Algumas vitaminas são antioxidantes — substâncias que protegem os tecidos dos danos nas células e poderão talvez ajudar a evitar várias doenças degenerativas.
As vitaminas podem classificar-se em solúveis nas gorduras, ou lipossolúveis (A, D, E e K), e solúveis na água, ou hidrossolúveis (as 8 vitaminas do complexo B e a C).
A distinção entre vitaminas lipossolúveis e hidrossolúveis é importante, pois o organismo armazena as primeiras por períodos relativamente longos (meses ou até anos); por outro lado, as hidrossolúveis, à excepção da B|2, permanecem menos tempo no organismo, pelo que têm de ser repostas mais frequentemente.

Com poucas excepções, designadamente as vitaminas D e K, o organismo não possui a capacidade de produzir vitaminas — por isso, para mantermos uma boa saúde, temos de ingeri-las através dos alimentos ou de suplementos dietéticos.

Outros suplementos

– Os óleos de peixe

– Os flavonóides, as isoflavonas de soja e os carotenóides são fitoquímicos (compostos presentes nos frutos e legumes que podem reduzir o risco de doenças e aliviar os sintomas de certos problemas de saúde)

– O coenzima Qi0, são substâncias presentes no organismo que podem ser produzidas sinteticamente em laboratório.

– O aàdophilus, uma bactéria benéfica presente no organismo que, tomada como suplemento, pode ajudar a tratar alguns distúrbios digestivos.

– Os aminoácidos são as unidades estruturais básicas das proteínas, que podem ter um papel no fortalecimento do sistema imunitário e noutras actividades que promovem a saúde; já existem sob a forma de suplementos.

Como escolher?

Hoje em dia há uma grande diversidade de produtos de diferentes marcas.  Os fabricantes estão sempre a inovar e a criar constantes dosagens diferentes e combinações novas.  Por outro lado, os cientistas cada vez mais, vão aperfeiçoando e criando novas  formas de extrair das plantas os seus compostos nutritivos, fabricando muitos produtos novos e mais puros. Para escolher o suplemento mais indicado para o seu problema deve se informar quais os produtos que possuem as propriedades e nutrientes específicos para o seu caso. Leia sempre os rótulos. Deve saber as características das vitaminas, minerais, plantas medicinais e outros suplementos. Estes devem estar sempre descritas  nos rótulos e nos folhetos informativos. Algumas substâncias, como os aminoácidos, são conhecidas dos cientistas há muitos anos, mas só recentemente comercializadas como suplementos alimentares.

Onde encontrar ?

-Farmácias

-Lojas de produtos dietéticos,

-Ervanárias

-Supermercados



Sem comentários to “Principais suplementos alimentares”

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.