Alimentação adequada para atletas: Tenha energia todos os dias

Saiba porque os atletas necessitam de energia 24h por dia 7 dias por semana,Conheça dois tipos de alimentos que o podem ajudar a aumentar os níveis de energia todos os dias.

INGREDIENTES: Cereais integrais e Ovos

Cereais Integrais

Trocar o arroz, a massa e o pão branco pelos seus equivalentes na versão integral ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue. Os cereais integrais (hidratos de carbono não refinados) são ricos em fibra. Esta, por sua vez, reduz a velocidade a que os açúcares provenientes dos hidratos de carbono são libertados, não provocando assim aumentos e quebras rápidas de açúcar no sangue, nem dos níveis de energia, como acontece com os hidratos de carbono refinados.

A fibra existente nos cereais integrais aumenta de volume no estômago, prolongando assim a sensação de saciedade. O arroz e o pão integrais são uma boa fonte de ácido pantoténico (mais conhecido como vitamina B5), que ajuda a extrair dos alimentos os nutrientes que fornecem energia.

Ovos

Os ovos são um dos poucos alimentos a que podemos chamar de proteína completa, uma vez que contêm os nove aminoácidos essenciais – os blocos construtores de proteínas no organismo. Estes aminoácidos são vitais para o desenvolvimento de novos músculos e para a reparação de tecidos danificados. Sendo uma fonte rica em proteína, os ovos são uma boa opção para obter um reforço de energia, fanzendo-o também sentir-se saciado durante mais tempo, já que libertam energia de uma forma lenta e gradual

ALIMENTAÇÃO ADEQUADA À COMPETIÇÃO

John Heiss, da Herbalife, explica como seguir uma alimentação adequada à competição – 5 Razões por que os atletas de resistência precisam de energia 24 horas por dia, 7 dias por semana.’

  1. Os atletas precisam de atestar os níveis de energia de manhã, uma vez que as
    reservas existentes diminuem drasticamente durante a noite. Treinar e correr são tarefas que sobrecarregam o organismo, portanto, começar o dia com uma refeição equilibrada com hidratos de carbono, proteína, vitaminas e minerais fornece uma base nutricional sólida para o desempenho físico.
  2. A hidratação é uma necessidade essencial para qualquer pessoa. Como a hidratação afeta diretamente a performance de um atleta, torna-se ainda mais importante que estes mantenham as reservas de fluidos no máximo – especialmente durante uma prova exigente. A hidratação é tão importante quanto os eletrólitos – sais minerais essenciais que auxiliam o funcionamento correto dos músculos e ajudam a regular a temperatura do corpo.
  3. Os hidratos de carbono são a principal fonte de energia durante o exercício físico, sendo fundamentais para manter o funcionamento do organismo. Durante uma corrida de resistência as calorias são vitais; obter a quantidade necessária, torna-se crucial para um bom desempenho. Assegurar um bom consumo de hidratos de carbono antes e durante a corrida é fundamental. Uma nutrição adequada vai também ajudar a reduzir o tempo de recuperação, algo muito importante numa prova que dure vários dias.
  4. Após a corrida, o organismo necessita das quantidades certas de hidratos de carbono e proteínas para dar início à recuperação. A recuperação tem duas vertentes, necessita de hidratos de carbono para repor as reservas de glicogénio e de proteína para reparar os danos nos músculos.
  5. A suplementação durante uma corrida é essencial, uma vez que as necessidades nutricionais dos atletas são tão exigentes que os alimentos, por si, só não conseguem dar resposta. Mas é preciso não esquecer que a suplementação é apenas isso – um reforço de uma dieta alimentar regular e equilibrada. Os atletas devem obter a maior parte das suas calorias e nutrientes através de alimentos, principalmente de boas fontes de hidratos de carbono – cereais integrais, fruta e legumes – e proteína de carnes magras, aves, peixe, laticínios magros e alimentos de origem vegetal, como a soja.

MAXIMIZE O SEU DESEMPENHO DESPORTIVO

Formulada de acordo com os mais recentes estudos científicos, Herbalife24 é uma linha concebida para todos. Quer faça jogging moderado, seja um fanático do ginásio ou um atleta de elite, a Herbalife24 tem todos os produtos de que necessita para o ajudar na sua preparação, treino e recuperação. A linha pode ser personalizada consoante as necessidades específicas do seu calendário de treinos.

Veja o seu treino, desempenho físico e recuperação chegarem mais longe, com a primeira linha de nutrição desportiva para apoio 24 horas por dia 7 dias por semana.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.