Como emagrecer com alcachofra

A Alcachofra (Cynara scolymus L.) possui propriedades medicinais protetoras do fígado, mas também pode ser usada para emagrecer devido ao seu potencial depurativo do sangue.

Mas, sabe o que é a alcachofra? É um dos vegetais mais antigos, originários da Etiópia, sendo o seu maior produtor a Itália. Teve a sua maior valorização na Grécia e Roma.

Os benefícios da alcachofra atuam no organismo como sendo diurética, desintoxificante, além de vários outros benefícios. Contém várias propriedades medicinais que ajudam a proteger o seu figado. Também é considerada um alimento tónico e afrodisíaco. Ajuda na redução do colesterol e na regulação da glicémia, devido a uma substância chamada cinaropicrina que é encontrada nas suas folhas e que promove o aumento da secreção biliar e gástricas.

 

 

Perder peso com alcachofra

Devido ao seu alto teor de fibras alimentares, o consumo diário da alcachofra emagrece. As fibras da alcachofra demoram a ser eliminadas, permanecendo mais tempo no estômago e levando à sensação de saciedade.

A alcachofra ainda contribui para afastar a prisão de ventre, pois as suas fibras estimulam os movimentos peristálticos dos intestinos, estimulando a eliminação das fezes, e diminuindo o risco do cancro de cólon.

Além disso, a alcachofra é rica em potássio, responsável pelo equilíbrio eletrolítico do corpo, que fazem os rins trabalhar melhor e eliminar o excesso de água.

Por ser sazonal, nem sempre é fácil encontrar a alcachofra no mercado. Por isso, pode recorrer às cápsulas de alcachofra, que são vendidas em qualquer farmácia ou drogaria. As cápsulas de alcachofra possuem os mesmos benefícios da planta.

Dieta da alcachofra

Para emagrecer basta tomar 2 cápsulas de alcachofra por dia e manter uma alimentação saudável e equilibrada, investindo também em exercícios físicos, para um efeito mais rápido. A dieta da alcachofra permite perder de 3 a 6 quilos por mês dependendo de cada organismo.

A alcachofra é contr aindicada em caso de obstrução do ducto biliar, gravidez e lactação. Mas as grávidas podem consumir a alcachofra cozida, sem correr riscos.

Receita de chá de alcachofra

Para emagrecer recomenda-se tomar 2 cápsulas de extrato de alcachofra por dia, ou tomar 1 litro de chá de alcachofra.

Deverá colocar 3 colheres de folhas de alcachofra numa panela, juntamente com 1 litro de água e deixar ferver por cerca de 5 minutos. Tape e deixe esfriar. Depois de coar, beba durante o dia, mas de preferência sem adoçar.

Alcachofra cozida

Pode ainda consumir a alcachofra cozida para alcançar os mesmos benefícios. Sirva-a num prato normal e pode barrá-la com um pouco, mesmo pouco, de manteiga, apenas para se tornar mais deliciosa.  Pode ir arrancando as folhas uma a uma.

O extrato da alcachofra pode ser encontrado em farmácias ou lojas de produtos naturais em forma de xaropes, comprimidos, ou cápsulas. Mas embora natural, não deve ser consumida durante a gestação ou amamentação.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.