Café – Os benefícios do café para a saúde

Conheça os principais benefícios de tomar café e quais as quantidades de café que deve tomar por dia. Saiba ainda quais as contra indicações conhecidas de tomar café e quem não deve beber café.

O café é uma bebida originária da Etiópia que surgiu na Europa no século XVII. Muito apreciado pelo seu aroma e sabor, o café possui excelentes propriedades estimulantes devido ao seu elevado teor em cafeína.

Quem é que nunca tomou um cafezinho ao pequeno-almoço para despertar e conseguir que o trabalho lhe renda de manhã?

Quem é que nunca o fez depois de jantar com o intuito de se manter acordado mais tempo, porque tem um trabalho importante para acabar ou simplesmente porque vai a uma festa?

Benefícios do consumo de Café para a saúde

Estudos realizados mostram que ingerir 250 mg de café por dia (cerca de duas chávenas) é o suficiente para produzir um bom efeito estimulante, sendo seguro para a maioria das pessoas o consumo de até 300 mg por dia.

Este efeito permite que o nosso estado de alerta melhore e que se reduza a sensação de fadiga.

Contudo, para pessoas mais sensíveis, o café pode produzir dores de cabeça, irritabilidade, palpitações e diminuir a qualidade do sono.

Apesar de não se conhecer a existência de mortes devidas ao excesso de cafeína, supõe-se que a dose letal seja de cerca de 10 g, ou seja, cerca de 80 chávenas de café.

Como é óbvio, ninguém bebe uma quantidade tão elevada de café por dia, por isso o perigo de morte é posto de lado.

Apesar de tudo, o café pode causar alguns estragos na nossa saúde, favorecendo o aparecimento de doenças ou mesmo exacerbando as já existentes.

Por exemplo, alguns estudos referem que o consumo elevado de cafeína aumenta a perda de cálcio nos ossos, facilitando o aparecimento de doenças como a osteoporose. Contudo, existem já vários estudos que referem que consumir moderadamente café leva a uma diminuição da probabilidade de desenvolver diabetes mellitus tipo 2 e demência de Alzheimer. No entanto são necessários mais estudos comprovativos.

As pessoas com hipertensão arterial devem evitar o seu consumo, uma vez que o efeito estimulante da cafeína faz aumentar a tensão e isso pode trazer complicações cardiovasculares.

Consumo em excesso de Café

É importante ainda referir que o consumo continuado de cafeína produz no organismo um efeito de tolerância. Quer isto dizer que com o tempo, o organismo vai-se habituando à presença da substância e deixa de produzir os efeitos estimulantes pretendidos, pelo que será necessário aumentar a dose da mesma (tomar mais café) para que tais efeitos sejam novamente sentidos. E possível por isso que, de vez em quando ouçamos alguém dizer que o café já não faz nada!

Contudo, mesmo que não sintamos qualquer efeito recorrente da ingestão do café é sempre importante não esquecer que a substância está lá e não convém abusar para o bem da nossa saúde.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.