Planta medicinal Açafroa

acafroa

Açafroa

Carthainus tinciorius L. Açafrão-bastardo, saflor, açafrol
Compostas

Planta tintorial tão importante como o índigo, esta espécie de cardo com flores amarelo-alaranjadas, profusamente rodeadas de brácteas, foi progressivamente abandonada desde a descoberta dos corantes químicos. Originária do Oriente, subsiste no estado subespontâneo nas searas do Alentejo, do Algarve e da Madeira.
A palavra Carthainus deriva do árabe kiirtluim, que, por sua vez, deriva do hebraico kariami, tingir. Das flores resulta um primeiro corante amarelo que não é apropriado para a tinturaria; segue-se-lhe a cartamina, ou vermelho vegetal, que ainda é utilizado actualmente pelos pintores e na Argélia, para o fabrico de cosméticos. Sob a designação de açafrão-bastardo, as flores da açafroa já foram utilizadas em falsificações de açafrão. As sementes, muito amargas, são, contudo, apreciadas pelos papagaios, pelo que são também conhecidas por sementes de papagaio. As folhas e as sementes contêm uma enzima que provoca a coagulação do leite. Das sementes extrai-se um óleo que em algumas regiões é utilizado para a iluminação e como purgativo. Largamente cultivada na índia, Hungria e Etiópia, é bastante rara no estado espontâneo.

Habitat da Açafroa: Europa Mediterrânica, cultivada no Sul de França; taludes e terrenos baldios.

Identificação da Açafroa: de 0,10 a 0,60 m de altura. Anual ou bienal, caule glabro, ramificado; folhas serradas, espinhosas, sésseis, ligeiramente amplexicaules, com rede de nervuras visível na página inferior; volumosos capítulos isolados amarelo-alaranjados (Julho-Setembro), emergindo de numerosas brácteas terminadas por um apêndice celheado; aquénio escamoso-rugoso. Sabor amargo.

Partes da Açafroa utilizadas: folhas, flores (Julho-Setembro), sementes (Outubro).

Componentesda Açafroa: glúcidos, lípidos, prótidos, celulose, enzima, coagulante do leite (sementes), vitamina C (folhas), duas matérias corantes, uma das quais a cartamina, ou vermelho vegetal (flores)

Propriedades medicinais da Açafroa: purgativo

Beneficios da planta medicinal Açafroa: intestino.



2 Comentários to “Planta medicinal Açafroa”

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.