O Beneficio das massas integrais

No mediterrâneo as massas são um alimento comido com frequência. Pelo bastante consumo de massas na Itália e  nalgumas regiões mediterrânicas os níveis de doenças cardiovasculares são baixos. As massas podem servir de base para uma variedade de pratos e refeições equilibradas e saudáveis.

Vantagens das Massas

• Boa fonte de hidratos de carbono complexos, que fornecem energia
• Fonte de proteínas
• Baixo teor em gordura

Como são feitas

As massas são feitas com farinha e água. Podem ser usadas secas ou ainda frescas. Estas fornecem hidratos de carbono ao organismo, fonte principal de energia. É por isso que os atletas das maratonas comem este alimento para se prepararem e terem bastante resistência.

Massas com cor

Existem massas coloridas. Estas são feitas com a ajuda de outros ingredientes, como tomate, espinafres ou ervas aromáticas, para  dar um aroma e uma cor diferente.

O talharim

O talharim (do italiano tagliarini) é um tipo de massa. Em inglês é denominado noodle (que por sua vez vem tem origem do alemão nudel. Basicamente é um macarrão cortado em tiras finas. Pode ser cozinhhado com carne, frutos do mar, cogumelos, etc… Na China e no Japão, o talharim faz parte integrante da dieta nacional — quer seja servido sozinho, quer adicionado a sopas, saladas e pratos quentes. É geralmente preparado com farinha de trigo, arroz, feijão-mungo ou trigo-sarraceno.

Massas integrais

As massas integrais são feitas com farinha de trigo integral a 100% ou farinha integral de trigo durum. Possuem uma textura mais áspera e mais elástica do que as massas brancas. A fonte de fibras e tiamina, uma vitamina do complexo B necessária para converter os hidratos de carbono em energia é maior que a contida nas massas brancas. As massas integrais fornecem cerca de 10% mais calorias e 5% mais proteínas do que as massas brancas. Ambos os tipos podem ser enriquecidos com ovos.

Massas brancas

As massas brancas secas são feitas com água e uma farinha grossa  conseguida a partir de uma qualidade de trigo – trigo durum. Este trigo durum tem um elevado teor de proteínas. Apesar de o germe de trigo e o farelo serem eliminados durante a moagem, a farinha branca ainda contém parte das fibras e do amido que ajudam a manter o aparelho digestivo saudável.

As massas e as dietas de emagrecimento

Muitas pessoas pensam que as massas não podem ser incluídas numa dieta de emagrecimento pois estas engordam, no entanto  ao contrário do que se pensa as massas, principalmente as integrais são um óptimo alimento para este tipo de dietas, pois tem poucas calorias e fornecem igualmente muitas fibras. Se forem confeccionadas com molhos simples e servidas com legumes, sem manteiga, queijo ou natas são ideais para emagrecer ou manter a linha.



1 Comentário to “O Beneficio das massas integrais”

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.