Manter a boa forma física de crianças entre os 9 e 12 anos

Manter as crianças em boa forma física é essencial para o seu correto e saudável desenvolvimento. Mas apesar de ser algo do senso comum, não é de todo uma tarefa simples, revelando-se mais como um desafio para o qual é preciso levar a cabo algum planeamento e coordenação.

Seja o seu filho um apaixonado por desporto, um atleta ocasional ou apenas virado para a brincadeira, a verdade é que hoje em dia tem à sua disposição uma enorme diversidade de opções no que diz respeito a desportos e atividades físicas. Resta-lhe a si e a ele empreender esforços conjuntos para aferir quais as que mais lhe agradam e se enquadram em cada situação familiar específica.

 

 

Hoje em dia, as crianças têm acesso a diversas tecnologias que as levam a viver uma vida mais sedentária, como ver televisão e jogar jogos de computador o dia inteiro. Por isso, cabe aos pais estabelecer limites para este tipo de atividades e incentivar e criar gosto em atividades físicas diversas, onde os filhos sintam que têm êxito no seu desempenho.

Para alguns, a aptidão para estas atividades é quase nata, enquanto para outros é apenas um gosto ocasional ou até um verdadeiro tormento. Muitas crianças em idade escolar gostam de atividades ao ar livre como o escutismo e campismo, que os metem à prova num ambiente longe de casa e dos pais, revelando-se como uma verdadeira aventura para os mais pequenos. Outras preferem atividades mais físicas como a ginástica ou um treino com a equipa de futebol dos amigos ou da escola.

 

 

Contudo, o verdadeiro desafio está naquelas crianças que, à primeira vista, não gostam de qualquer tipo de exercício. Para este grupo há que criar estratégias e alternativas que os mantenham em movimento e em boa forma. Seguem-se alguns exemplos:

  • Saia em família e organize passeios e caminhadas ao ar livre;
  • Inscreva o seu filho em atividades de tempos livres com que ele se identifique e que envolvam algum tipo de atividade física;
  • Leve o seu filho ao parque depois da escola;
  • Dedique algum tempo do seu dia para brincadeiras e atividades com o seu filho.

Se a criança se mostra relutante em praticar desporto, então comece pelas suas preferências. Certamente que já conhece as áreas em que o seu filho tem mais êxito, por isso tente motivá-lo através destas. Descubra as atividades que os amigos estão a praticar, quais estão disponíveis no centro desportivo da sua área de residência e dê ao seu filho um conjunto diverso de possibilidades por onde escolher.

Lembre-se que os desportos mais populares e o exercício físico não são as únicas formas de uma criança se manter ativa e em boa forma física e mental. Algumas alternativas, como por exemplo a escalada, a esgrima, o golfe ou o judo podem ser excelentes opções para uma vida menos sedentária.



Sem comentários to “Manter a boa forma física de crianças entre os 9 e 12 anos”

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.