Exercício Físico na Terceira Idade

Todos nós sabemos que com o passar do tempo o corpo vai perdendo as suas habilidades normais. É preciso um esforço maior para se locomover, aparecem vários problemas típicos da idade, como enfraquecimento dos ossos, flacidez da pele, enfim. É uma fase da vida de mudanças drásticas no modo de vida.

No entanto, esses efeitos inevitáveis podem ser amenizados com a prática de exercícios físicos. As atividades físicas trazem vários benefícios para os praticantes, tanto físicos como psicológicos e sociais.

Vamos ver alguns desses benefícios:

– Aumento da força muscular

– Manutenção e melhora da flexibilidade, o que é essencial, visto que os músculos nesta fase ficam mais susceptíveis a lesões

– Melhora a velocidade de andar

– Melhora o equilíbrio

– Diminui os riscos de o praticante sofrer depressão

– Ajuda no controle de doenças como a diabetes e as doenças cardíacas

– Ajuda no fortalecimento dos ossos, evitando e controlando doenças ósseas como a osteoporose

– Melhora a ingestão alimentar

– Melhora a auto eficácia nas tarefas diárias

– Melhora os reflexos

– Melhora a postura, uma vez que são trabalhados e fortificados os músculos posturais

– Aumenta a autonomia e a sensação de bem-estar

– Melhora a coordenação motora

– Melhora a sociabilidade dos indivíduos

– Ajuda no controle e manutenção de peso corporal

– Diminui os níveis de ansiedade

– Aumenta a independência pessoal

Além desses benefícios há outros tantos ligados a pratica de exercícios físicos durante a terceira idade. Mas e quais são os exercícios mais indicados? E há alguma limitação?

Sim, como sabemos na terceira idade os músculos e todo o corpo de uma maneira geral, fica mais sensível, por isso é necessário ter alguns cuidados durante a prática das atividades. Claro que você não vai chegar na academia e levantar o mesmo peso que você levantava há vinte anos atrás, a não ser que você tenha um preparo físico específico para isso. O mais importante nesta fase é a frequência e não a intensidade dos treinos.

Há sim alguns exercícios que são especificamente indicados para as pessoas da terceira idade que buscam uma melhora na qualidade de vida. Vamos ver alguns deles, e as dicas para a hora de praticar:

  • Caminhada – A caminhada é dos exercícios mais completos e indicados em qualquer fase da vida. Na terceira idade ela pode ajudar em vários aspectos, uma vez que trabalha todos os músculos inferiores, melhorando assim as suas capacidades de locomoção e equilíbrio.
  • Natação – Esta é outra atividade bastante indicada, ela além de trabalhar todos os músculos corporais, ainda facilita a realização dos movimentos por ser embaixo de água. Os benefícios variam desde a melhora na realização de atividades rotineiras como varrer a casa até a diminuição da incontinência urinária, uma das características da terceira idade.
  • Musculação – A musculação ajuda a diminuir as dores causadas pelas doenças como artrose, osteoporose e insuficiências cardíacas, além de aumentar a flexibilidade e fortalecer os músculos. Mas cuidado com a intensidade dos treinos, não se esqueça que você não tem mais vinte anos de idade e o seu corpo necessita de mais cuidados.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.