Prova de orientação como forma de exercício.

Um percurso de orientação na natureza é um exercício óptimo e saudável.

Para um percurso de orientação será necessário um mapa,  uma bússola e sentido de orientação. Agrupe os participantes por equipas ou se preferir individual. Contudo em equipas será mais divertido e haverá sentido de interajuda entre os membros. Prepare previamente um percurso de uma extensão entre 5 a 10 km, num local desconhecido mas com belas paisagens, fazendo com  que as equipas andem por caminhos irregulares, mato e florestas, montes, rios, etc,. E que parem ou passem por 7 a 10 pontos de referência que servem como bases de controle (castelos, lagos,postos de alta tensão, árvores, etc.) assinaladas no mapa durante o percurso, e de fácil acesso.

Não esquecer que o estado físico é bastante importante, além do sentido de orientação para alcançar e ultrapassar as outras equipas e chegar à meta passando por todas as bases de controle definidas. Cada equipa deve sair em tempos diferentes (por exemplo 10 minutos de intervalo), deve levar um mapa com as bases de controle assinaladas, uma caneta e uma folha onde possa responder as perguntas colocadas nas bases ou fazer alguma actividade. A execução destas actividades servem para pontuação e como prova de passagem por lá. Outra forma do controle da passagem nas bases pode ser através de um furador diferente existente em cada base para furar um cartão que cada equipa possa levar.  

Nas diferentes bases, poderam existir vários caminhos, para que a equipa possa decidir qual o caminho mais fácil e mais rápido a seguir, evitando morros e passagem por rios embora, por vezes sejam inevitáveis esses trajectos.

A equipa organizadora deverá dar a partida, controlar o tempo e a chegada de cada equipa, recebendo as respostas ou os cartões respectivos. Podem também apoiar as equipas ao longo do percurso estando distribuidos por algumas das bases.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.