Como flamejar alimentos

Flamejar alimentos é regar um alimento quente com uma bebida alcoólica, e puxar-lhe o fogo. Deixa-se arder, agitando, até a chama se apagar. Este processo de culinária famoso entre os franceses tem como objectivo acentuar o paladar de certos alimentos.
Os alimentos mais confeccionados com este tipo de processo são as espetadas, o marisco, os bifes e os escalopes de vitela. Quanto às sobremesas os crepes suzette são os mais famosos.

Como fazer:

Prepare previamente a mesa, com uma lamparina de álcool e uma frigideira. Depois de cozinhado o alimento regue-o com álcool ou outra bebida branca, sempre com a frigideira ao lume. Deixe o álcool introduzir-se bem no molho e sirva logo assim que as chamas se apagarem. Para flamejar alimentos, deve ter alguns cuidados como puxar as mangas para cima e se tiver cabelo comprido, prenda-o para não correr o risco de o queimar. O local deve ser amplo, longe de cortinas e outro materiais de fácil combustão.

Como fazer crepes suzette

Ingredientes

Massa :
4 ovos
1 pitada de sal
1/2 xícara de chá de açúcar
1 lata de creme de leite
1 xícara de chá de farinha de trigo

Recheio :
2 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente
3 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de licor ou suco de laranja
Raspas da casca de 2 laranjas e de 1 limão
Açúcar para polvilhar

Para flamejar :
3 colheres de sopa de conhaque
2 colheres de sopa de licor de laranja

Preparação:

Bata no liquidificador os ovos, o sal, o açúcar, o creme de leite, a farinha de trigo e deixe descansar enquanto prepara o recheio. Misture a manteiga e junte o açúcar, mexendo até obter um creme liso. Acrescente o licor ou sumo de laranja, as raspas e reserve. Derreta pedacinhos de manteiga numa frigideira e frite pequenas porções da massa. Deixe-a dourar de ambos os lados. Mantenha os crepes aquecidos dentro de um recipiente fechado. Espalhe um pouco de recheio sobre cada uma e dobre-as em quatro. Ao servir, polvilhe açúcar sobre as crepes, misture o conhaque ao licor de laranja e aqueça-os numa concha sobre a chama do fogão Deixe a bebida acender e despeje imediatamente em chamas sobre os crepes. O licor cointreau, feito à base de laranja  dá um toque especial. Sirva os crepes com gelado de nata e morangos fatiados.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.