Bircher muesli

O muesli, também conhecio por bircher muesli, começou a ser divulgado no finais do séc. XIX, através do Dr. Bircher-Benner, que apresentou as suas qualidades nutritivas essenciais a um bom pequeno almoço.

Um bom pequeno almoço rico em cereais e frutas favorece o rendimento físico e intelectual, sendo assim este deve ser constituído pelos seguintes ingrediente: flocos de aveia – um ingrediente muito importante na redução do colesterol e no equilíbrio do sistema nervoso, os frutos secos – ricos em proteínas, a fruta passada e a fruta fresca. Estes ingredientes podem ser associados a sumos de fruta, leite ou iogurte.

Aqui vai uma sugestão de preparação para uma refeição destinada a dois adultos ou 3 crianças:

Ingredientes:

  • 2 Maçãs;
  • Algumas uvas ou passas de Corinto;
  • Sumo de 1 limão;
  • 1 Colher de sopa de miolo de noz;
  • 1 Colher de sopa cheia de flocos de aveia demolhados na véspera em 3 colheres bem cheias de água;
  • 1 Chávena de leite;

 Preparação para o bircher muesli:

É importante que a preparação do bircher muesli seja feita no momento do pequeno-almoço e não previamente, para que a polpa da maçã não escureça, e assim não perca as suas propriedades.

Comece por lavar bem toda a fruta, de seguida rale as maçãs e misture com os flocos de aveia previamente demolhados. Junte o miolo da noz, o leite, o sumo de limão e as uvas ou passas. Se preferir pode substituir o leite, por um iogurte natural adoçado com mel, ou por uma colher de sopa de leite condensado, sendo esta última alternativa não tão saudável. E o seu pequeno almoço está pronto. Bom Apetite!



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.