Benefícios da bicicleta para a Saúde

Sabia que um dos benefícios de andar de bicicleta é perder peso. Muitos são os especialistas que falam sobre os benefícios da bicicleta para a saúde.
De facto, andar de bicicleta deixou de ser algo de alternativo para se tornar cada vez mais imprescindível na vida de hoje, devido aos benefícios que traz não apenas para o meio ambiente, mas também para a saúde. Esta é uma atividade que ajuda a controlar o peso corporal e a desenvolver a capacidade cardio-respiratória.

Benefícios financeiros de andar de bicicleta

Os benefícios para a saúde de andar de bicicleta são benefícios financeiros a longo prazo. Todos os estudos indicam que quem faz desporto tem menos provabilidades de sobrer de doenças cardiovasculares. deste modo a compra de bicicletas torna-se num grande benefício ao nível financeiro, ambiental e da saúde, levando a uma melhor qualidade de vida da nossa sociedade.

Benefícios da bicicleta para a Saúde

A Universidade de Utrecht, na Holanda, preocupada com os riscos que as pessoas correm ao trocar o seu carro por uma bicicleta, fez uma pesquisa, chegando à conclusão que os benefícios da bicicleta para a saúde superam a exposição aos acidentes e à poluição do ar quando se anda de bicicleta.

A pesquisa teve em conta que nos Países Baixos, o uso da bicicleta é muito incentivado, havedo estrutura para este tipo de transporte, ganhando benefícios que representam entre 3 a 14 meses a mais de vida. Ao invés, a inalação de gases poluentes e o risco de acidentes de trânsito representam entre 5 a 40 dias de vida perdidos, isto de acordo com os cálculos de uma tabela de vida.

Benefícios da bicicleta para a saúde

Um dos benefícios da bicicleta para a saúde é que, quando pedala, fortalece toda a musculatura das pernas, devido à força que elas exercem sobre os pedais, o que também traz mais resistência ao corpo. Segundo alguns especialistas, além de diminuir a emissão de poluentes, andar de bicicleta também beneficia o sistema respiratório, funcionando a favor da prevenção de problemas cardiovasculares.

De facto, entre outros benefícios da bicicleta para a saúde, esta prática ajuda na manutenção do peso ideal de uma pessoa, melhorando a função respiratória, reduzindo a ansiedade, a depressão e regulariza os níveis de sangue e de colesterol, bem como de triglicéridos. A juntar a estes benefícios da bicicleta para a saúde, também vem ajudar à melhoria do sono e do próprio equilíbrio emocional.

Benefícios da bicicleta para a saúde

Dos benefícios da bicicleta para a saúde o mais importante, é, de facto, o aumento da resistência cardiovascular, pois vem aumentar a resistência e capacidade de captar, extrair e distribuir oxigénio pelo sistema cardiovascular, bem como recolher substâncias resultantes do metabolismo muscular durante atividades repetitivas por períodos prolongados.

O que se passa é que o aumento dessa resistência causa redução da pressão arterial, diminuindo a taxa de mortalidade cardiovascular, aumenta a densidade óssea e mantém valores de consumo de oxigénio.

Perder peso ao andar de bicicleta

Perder peso a andar de bicicleta também é uma possibilidade pois aumenta o gasto de calorias. Não obstante, também fortalece os músculos dos membros inferiores como os gémeos, que são considerados o nosso segundo coração ou coração venoso periférico.

Assim, no que toca aos benefícios da bicicleta para a saúde, importa saber que deverá consultar um médico e fazer exames para saber qual a sua condição física e resistência e manter-se sempre hidratado. Andar de bicicleta, pelo menos três vezes por semana, com duração de 20 a 40 minutos por dia é importante, mas dependerá sempre da sua condição física e idade.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.