Como lidar com a rejeição

A rejeição pode ser evitada, mas nem sempre é possível, sendo por isso essencial saber como lidar da melhor forma com ela. Diariamente podemos ter de lidar com situações de rejeição, que mesmo que pareçam insignificantes aos outros, acabam por causar algum dano a nós próprios.

Mas a rejeição nem sempre tem de estar ligada a uma forte carga negativa. Nem sempre significa que alguém não é desejado, valorizado, ou importante. Significa apenas que dessa vez, nessa situação específica, com essa pessoa, as coisas não deram certo.

É verdade que a rejeição magoa, mas não tem de reger toda a sua vida com receio desta “lhe bater à porta” um dia, pois irremediavelmente, isso irá acontecer a qualquer um de nós em várias etapas da nossa vida.

De seguida, mostramos-lhe algumas formas de como lidar com a rejeição da melhor forma.

 

 

Lidar com a rejeição

Quanto melhor soubermos lidar com a rejeição, menos efeitos negativos esta terá sobre nós. Então, como conseguimos criar em nós esta capacidade para fazer frente à rejeição? Aqui ficam alguma ideias:

  • Seja honesto – Lidar bem com a rejeição envolve duas coisas: saber como se está a sentir e o que pensa. Se se sente rejeitado, saiba reconhecê-lo. Não tente disfarçar aquilo que sente. Se lhe doí, assuma-o! Afinal de contas é normal sentir-se magoado após ter sido rejeitado. Preste atenção à intensidade dos seus sentimentos. A rejeição deixou-o triste? Sente-se irritado? Liberte as emoções para superar mais facilmente o que o apoquenta.
  • Partilhe com alguém – Fale com alguém acerca do que está a sentir. Escolha uma pessoa  que saiba ouvir e que o compreenda, para desabafar. Pode ser muito reconfortante saber que alguém entende o que está a passar e como se sente. Por outro lado, obriga-o a verbalizar os seus sentimentos. Reconhecer aquilo que sente e colocá-lo em “palavras” vai ajudá-lo a seguir em frente.
  • Seja positivo – Quando se lida com o sentimento de rejeição é fácil irmos abaixo. Contudo, há que fazer frente a este tipo de sentimentos e encarar a rejeição como uma aprendizagem e algo positivo. Evite pensar na rejeição como algo negativo, o que pode acabar por levar a mais rejeições, uma vez que as outras pessoas o passam a encarar como fraqueza.
  • Dê a si próprio algum crédito por tentar – Arriscou! Ainda que não tenha funcionado como previa, pelo menos arriscou, o que é sempre positivo. Embora esta tentativa tenha resultado em rejeição, a verdade é que outras oportunidades irão surgir na sua vida, que esperamos, venham a produzir melhores resultados. Tente analisar cada situação, de modo a melhorar os pontos que carecem de alguma atenção para a próxima vez.


3 Comentários to “Como lidar com a rejeição”

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome : Email :