Como deixar de fumar

O tabagismo é um problema que atinge uma grande quantidade de pessoas, uma vez que é nocivo para a saúde. Apesar de muitas pessoas quererem deixar de fumar não sabem como faze-lo, e acabam por não ter sucesso nas tentativas efectuadas. O truque para deixar de fumar é ter real vontade de deixar de fumar. É necessário querer libertar-se do vício de fumar. Se tentar deixar de fumar têm de ser por si, e não para fazer a vontade aos seus amigos, ou por querer experimentar.

 

Como deixar de fumar??

 

Existem muitos métodos para deixar de fumar, pastilhas que de certa forma substituem o uso do tabaco, técnicas de relaxamento como o ioga ou hipnose, ou mesmo acupunctura, mas a maior parte das vezes não surtem efeito, uma vez que a pessoa em si não tem vontade.

A melhor forma para deixar de fumar é reconhecer os seus motivos para deixar de fumar, por isso proponha-se a fazer uma lista de razões para continuar com o tabagismo, para se mentalizar se vale ou não a pena. Quando se resolver a deixar de fumar, planeie uma data próxima, de preferência relacionada com alguma mudança na sua vida, como uma viagem, ou uma nova situação de vida, mas que não seja um momento de ansiedade, pois assim será bem mais difícil deixar de fumar, pois o tabagismo é uma forma de controlar a ansiedade. Previamente pode reflectir sobre situações de ansiedade ou de dificuldade, que possam fazer com que seja difícil resistir ao tabaco, e assim encontrar formas ou meios de contornar e controlar a ansiedade, ultrapassando essas situações de forma saudável.

Partilhe com a sua família e amigos o desejo de deixar de fumar, para que estes possam ser um auxílio neste importante passo. Se conhecer alguém que tenha o mesmo desejo de deixar de fumar, óptimo, pois assim terão mais força de vontade e estarão nas mesmas condições, o que poderá ser um apoio mais eficaz.

Chegado o dia em que planeou deixar de fumar, não deve possuir “associados” do tabaco consigo, isqueiro ou outros objectos que sirvam de “tentação”. Livre-se de do tabaco no dia anterior, de forma definitiva, nem que para isso tenha que fumar os cigarros todos antes do dia decisivo, o que pode ter efeito positivo, pois poderá desenvolver temporariamente uma repugnância ao fumo.

Nos primeiros dias e mesmo semanas poderá sentir uma enorme ansiedade, como tal deverá encontrar actividades distractivas para ocupar o tempo de forma produtiva e assim controlar a ansiedade, como exercício físico, ou outras actividades que goste. Há quem tenha a necessidade de se refugiar na comida como forma de fugir à necessidade de fumar. Se esse for o seu caso refugie-se em alimentos saudáveis como frutos secos, oleaginosas, fruta, sumos de fruta, muita água, evitando os doces. Sempre que tiver necessidade do tabaco, respire fundo, como forma de relaxar e controlar a ansiedade, e não pense a longo prazo, ou seja, tente vencer este desafio um dia de cada vez.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.