12 Benefícios da musculação feminina

Quais são os benefícios que a prática da musculação pode oferecer às mulheres?

Esta é a dúvida que muitas colocam quando entram pela primeira vez na sala de musculação.

Para as que não têm medo de se aventurar e se jogar nessa prática tão presente hoje em dia, aqui estão os principais benefícios que a prática da musculação feminina pode proporcionar:

 

  1. Aumento do metabolismo – Uma sessão de treinos de musculação proporciona a queima de calorias enquanto esta decorre, mas não só, o exercício ajuda na queima de calorias nos dias a seguir ao treino, mesmo em descanso.
  2. Perca de tamanho – O músculo é mais denso que a gordura e portanto, ocupa menos espaço. Ao ganhar massa muscular e perder gordura de forma simultânea, irá perder vários centímetros ao longo do processo, mesmo que o seu peso não mude.
  3. Adquira curvas sexy – A prática da musculação, associada a uma dieta equilibrada, cria um corpo mais atlético e definido.
  4. Aumento da densidade óssea – À medida que as mulheres envelhecem, torna-se cada vez mais importante combater a osteoporose e a fraqueza óssea, o que pode ser feito de forma eficiente através da musculação. Para além disso, o aumento da massa muscular está também correlacionado a um aumento da massa óssea, o que ajuda a prevenir doenças que se manifestam nos ossos.
  5. Melhor funcionamento neurológico –  O equilíbrio e a concentração melhoram com os treinos com pesos livres, bem como a flexibilidade e o desenvolvimento dos músculos estabilizadores.
  6. Maior flexibilidade – Como algumas pessoas ainda pensam, de forma errada, os alongamentos não são a única maneira de aumentar a flexibilidade. A prática de musculação é também uma forma eficaz de aumentar a flexibilidade corporal, desde que realize os exercícios na sua amplitude completa de movimentos.
  7. Aumento da sensibilidade à insulina – Os treinos irão fazer com que o glicogênio que ingere seja armazenado em maior quantidade nos seus músculos e fígado do que nas células adiposas.
  8. Mais autoconfiança – Em combinação com uma melhor aparência física, o fato de atingir e ir para além dos seus limites irá melhorar sua autoconfiança e orgulho próprio.
  9. Força e resistência – A musculação proporciona um fortalecimento muscular, dando mais força e resistência aos músculos e articulações. Isso fará com que tenha mais facilidade em realizar até as simples tarefas do dia a dia.
  10. Faz bem ao coração – Esta atividade treina o coração para esforços intensos, enquanto os exercícios aeróbicos preparam o coração para atividades suaves e prolongadas. Quando a pessoa fortalece o músculo, a frequência cardíaca e a pressão arterial sobem com menos esforço.
  11. Ameniza a aparência “casca de laranja” – Ameniza, e muito, a celulite, pois aumentando a massa muscular, sua pele fica mais lisa. Só a redução da gordura não melhora a aparência da pele, pode ficar flácida e cheia de furinhos, mas associado a exercícios com pesos, evitará a flacidez e definirá os músculos, minimizando a celulite.
  12. Melhora o humor – Durante a prática de musculação feminina o nosso corpo libera endorfina, substancia responsável pela sensação de bem-estar.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome : Email :