Dicas para fazer yoga

Já todos nós ouvimos falar de yoga, mas em regra pensamos sempre tratar-se de posturas difíceis de concretizar, pelo esforço que implicam. Pois isto não podia estar mais errado. O termo YOGA vem da palavra união, significando uma ligação entre a nossa consciência individual e cósmica.

Uma vez que é algo que também traz benefícios para a saúde, conheça algumas dicas para fazer yoga mesmo em sua casa. O que importa não é atingir a perfeição, mas antes ajudar-se a si e ao seu corpo.

 

 

Praticar yoga

Existem variadas posições e o necessário é, em cada uma, permanecer por 30 segundos, por duas vezes. Todas as semanas deverá aumentar 20 segundos a cada uma, para conseguir chegar ao objetivo de dois ou mesmo três minutos.

  • A posição vela basta que se deite de barriga para cima e levantar as pernas, levantando o quadril e segurar as costas com as mãos. Esta posição vai permitir o melhorar da circulação sanguínea no cérebro e aumentar o equilíbrio emocional.
  • Gosta do mar? Então faça a posição peixe, em que se deita de barriga para cima e inclinar a cabeça para trás, levantando as costas, mas sempre com o quadril no chão.
  • Em regra, as dicas para fazer yoga implicam deitar no chão de barriga para cima, como a posição arado. Nesta, deverá elevar as pernas e o quadril, segurando as costas com as mãos e levar os pés em direção ao chão, atrás da cabeça. Com isto vai conseguir alongar a sua coluna e eliminar o stress.
  • Para posições sem fazer lembrar animais, tem o arco, em que se deita de barriga para baixo, dobra os joelhos e segura nos seus tornozelos. Devagar, vai erguendo as pernas e o tronco.
  • Tem, também, a pinça, em que se senta com as pernas esticadas, inclinando o tronco para a frente e segura nos pés. Caso não consiga isso, ponha as mãos nas pernas. Verá como a sua região lombar irá ficar mais flexível.
  • Algumas dicas para fazer yoga podem parecer mais complicadas, mas não o são, de facto, como o caso da torção. Basta sentar-se com as pernas estendidas, dobrar o joelho direito, apoiando o pé direito à altura do joelho esquerdo, colocando a mão direita no chão e atrás das costas, passando o braço esquerdo por fora da perna que está dobrada. Ao mesmo tempo deverá virar o rosto e o tronco para o seu lado direito. Nesta posição deverá deixar-se ficar por cerca de um minuto e depois fazer igual, mas para o outro lado. Além do melhorar da circulação sanguínea, vai permitir o alongar dos músculos à volta das vértebras e, mais ainda, melhorar a sua capacidade de concentração.
  • Por fim, e talvez mais para os amantes da natureza, uma das dicas para fazer yoga é a posição árvore, em que deve estar de pé e apoiar o pé direito à altura do joelho esquerdo, elevando as mãos acima da cabeça, unindo-as e concentrar-se num certo ponto fixo. Faça duas vezes para cada perna. Não se preocupe no caso de se desequilibrar, pois basta voltar à posição e manter-se nela até ao tempo que faltava (30 segundos).


Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.