A emoção muda a sua vida

No início da era Meiji, o eminente monge Tanzan Hara, baseado no sutra shuryogon-kyô, pregava que as doenças são produtos das atribulações da mente, e criou o método zen de preservação da saúde denominada nikon-enzir-ho.

Da mesma forma como a medicina oriental compreende a força das emoções sobre o corpo, a medicina psicossomática explica, fisiologicamente, como as doenças são acionadas no organismo. Segundo este ramo da medicina, o estado mental influi nas secreções hormonais e essa alteração faz com que a composição sangüínea se torne propícia à proliferação de vírus e bactérias. A medicina psicossomática explica ainda algumas manifestações que ocorrem no maior órgão do corpo humano: a pele. A pele é um tecido que manifesta as emoções provocadas pelo contato com o mundo exterior: ruborizamos quando nos envergonhamos de algo; o pavor nos leva à palidez ou ficamos arrepiados diante de algum fato assustador. O medo e a vergonha provocam uma contração muscular natural, que faz com que haja uma vasoconstrição (diminuição do calibre dos vasos sangüíneos) dificultando a circulação do sangue nas áreas periféricas do corpo, daí os arrepios, a palidez, etc. Se algo irrita extremamente alguém, podem surgir nessa pessoa sinais evidentes de urticária ou até mesmo de verrugas em sua pele. Quanto ao formato do corpo, a medicina psicossomática exemplifica: quando alguém mente, ocorre uma mudança espontânea no tecido da mucosa que reveste a parte interna do nariz, conforme declara Alan Hirsch, da Fundação para Tratamento do Olf ato e do Paladar da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, sobre o efeito Pinocchio (Revista Veja de 26/05/99, edição 1599).
O doutor Artur Zulan, da medicina psicossomática da Universidade de São Paulo, afirma: “O corpo recebe os reflúvios emocionais, causando distúrbios orgânicos.”
Assuma, então, uma nova postura mental, mas saiba que não será da noite para o dia que as mudanças acontecerão. Persista na busca de si mesmo e mantenha a calma em todos os momentos difíceis de sua vida. Seja mais amoroso para consigo mesmo e para com todos os seres vivos.



Sem comentários to “A emoção muda a sua vida”

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome : Email :