A alimentação errada e as doenças

A alimentação errada e os riscos para a saúde

A alimentação é importante para conseguimos uma boa saúde. A qualidade de vida e o desenvolvimento intelectual estão directamente ligados a uma alimentação saudável e equilibrada. Nos países pobres e onde há escassez de alimentos as doenças proliferam, não existem qualidade de vida e a morte é constante. O mesmo se passa nos países desenvolvidos e industrializados, mas de forma diferente. Existem doenças e patologias que surgem por causam da alimentação errada e por excessos cometidos. A falta de equilíbrio e a má escolha dos alimentos levam ao surgimento de doenças e fraca qualidade de vida. Para ajudar nestas sociedades modernas a magreza do corpo é cultivada ao extremo e muitas doenças são despoletadas devido a modelos e estereótipos que é imperativo alcançar.

A anorexia e bulimia

As pessoas que manifestam um comportamento alimentar doentio devido à sua aparência e imagem põem sem dúvida em risco a sua saúde. A anorexia e a bulimia são doenças que caracterizam esta problemática. Estas doenças podem ser curadas, mas se o doente não colaborar pode levar à morte. Mesmo que o doente tenha consciência da doença, o sofrimento é constante e pode arrastar-se por muito tempo. Os valores da sociedade moderna de que um aspecto magro é sinal de beleza, levam a erros alimentares que prejudicam gravemente a sociedade, principalmente os jovens e adolescentes. Muitas das vezes, estas perturbações alimentares têm início na adolescência, enquanto os jovens ainda estão em casa. O apoio dos pais será essencial para que o processo terapêutico seja bem sucedido. Este tipo de doenças requerem muitas vezes ajuda psiquiátrica, de forma a reconhecerem o problema e a necessidade de tratamento. O doente deverá reconhecer o problema e conseguir sozinho voltar novamente a uma comportamento alimentar equilibrado e saudável. isto pode levar algum tempo e a ajuda dos que estão mais próximos é importante.

O tempo e a alimentação

O horário para as refeições em familia está em desuso. As refeições são feitas à pressa, com alimentos pré-confeccionados, já preparados e com imensas calorias. Come-se a correr, para não perder tempo. Deixar a alimentação para segundo plano devido a uma agenda atarefada é um perigo para a saúde.



3 Comentários to “A alimentação errada e as doenças”
  1. luana victoria
  2. Dayane GadelhA

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome : Email :