Valores e Parâmetros de Referência na Nutrição

Valores e Parâmetros de Referência

Nos valores e parâmetros  de referência (isto é, variáveis definidas que teoricamente devem ser regidas) podem estar incluídos os valores das substâncias nutritivas (nutrientes) recomendadas na alimentação em cada dia que devem ser ingeridos para suprir as necessidades. Como o parâmetro Ingestão de Referência (IR), que se refere às necessidades de nutrientes de um determinado conjunto de pessoas. O IR de ferro (Fe) é um exemplo de um parâmetro de referência, neste caso de um nutriente primário. Para uma pessoa do sexo feminino incluida na faixa etária  entre os dezanove e os cinquenta anos, o IR de ferro (Fe) é de 14,8 mg já para uma do sexo masculino é de 8,7 mg.

É importante salientar que a ingestão de referência (IR) não se refere à porção de um nutriente recomendado numa dieta adequada. Os valores desta variável referem-se às exigências fisiológicas (ou seja exigêngias normais do nosso organismo) aquando se trata de pessoas sem problemas de saúde. Vejamos, por exemplo, o IR duma vitamina, ou doutro nutriente qualquer, pode variar de zona para zona ou de país para país. A ingestão de minerais, vitaminas ou outros nutrientes que se pensa necessários para a prevenção de doenças degenerativas como as doenças cardíacas, cancro, diabetes, esclerose múltipla, hipertensão, etc., não é um exemplo de IR porque apesar de vários estudos ainda não estão definidos os valores óptimos. Já em relação à variável ingestão de gordura como fonte de energia necessária na alimentação, existem valores de referência óptimos para a saúde já definidos previamente acordados. Sendo assim, recomenda-se que se obtenham até trinta e cinco por cento do total de energia proveniente de gordura em que dez por cento seja proveniente dos ácidos gordos saturados que se consomem.

Quando não se consegue estabelecer a IR devido à falta de informação acerca das necessidades de um determinada substância, deve-se guiar no nível de ingestão que se pensa adequado para saúde, a chamada Ingestão Segura (IS). As vitaminas E e K, o crómio, o manganês a biotina, molibdénio, o ácido pantoténico, são nutrientes que para as quais só se pode estabelecer Ingestão Segura e não Ingestão de Referência.



1 Comentário to “Valores e Parâmetros de Referência na Nutrição”
  1. Vadim

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.