O sistema Digestivo

O sistema digestivo

É através do processo da digestão que  os nutrientes são transformados em energia, para que o nosso corpo fique nutrido e saudável. energia. Por exemplo, os aminoácidos, vitaminas e minerais são extraídos por esse processo fornecendo ao corpo tudo aquilo que ele necessita.

Os sucos digestivos

À medida que os alimentos percorrem o aparelho digestivo, os vários órgãos — estômago, fígado, pâncreas e intestinos, além das glândulas salivares — juntam-lhe os sucos digestivos e outras substâncias que os ajudam a transformar-se numa substância mais simples. Ao digerir os alimentos, os nutrientes são absorvidos através das paredes dos órgãos digestivos, entrando na corrente sanguínea e no sistema linfático, que os distribuem através do organismo. Os materiais não aproveitáveis que permanecem após a digestão são expelidos como urina e fezes.

Como é iniciada

A digestão inicia-se na boca quando mastigamos os alimentos. Mastigar estimula a produção de saliva, que contém enzimas que começam a absorver os alimentos quimicamente. Os alimentos misturados com a saliva passam por um longo tubo (faringe e esófago), que se estende desde a garganta até ao estômago. Cada parte do tubo desempenha uma determinada função. O estômago compara-se a um saco onde os alimentos mastigados são misturados com ácidos e sucos digestivos. O intestino delgado empurra os alimentos por meio de movimentos ondulatórios, os movimentos peristálticos. As partículas dos alimentos digeridos atravessam facilmente as suas paredes e integram a corrente sanguínea, a fim de serem consumidas pelo organismo. O intestino grosso absorve a água e transforma os resíduos numa massa semi-sólida que são as fezes.



4 Comentários to “O sistema Digestivo”
  1. Sonia Queiroz

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.