Planta medicinal Verónica Becabunga

becanbuga

Becabunga

(Verónica beccabungu L. Morriao-d’água Bras.: verónica)
Escrofularíáceas

As espécies de Verónica distinguém-se facilmente de outras flores com quatro pélalas, principalmente das da familia das Cruciferas, porque, ao contrário destas, possuem duas pétalas de dimensões muito diferentes. Além disso, a sua cor azul ou lilás é a mais frequente.
Supõe-se que o nome do género é uma alusão à toalha com que Santa Verónica limpou o rosto de Cristo durante a sua Paixão e que conservou as marcas de um rosto humano; assim, com alguma imaginação, é possível observar, na corola bem aberta de certas espécies de Verónica, uma fácies humana.
A becabunga cresce nos regatos e em águas de fraca corrente. Os seus caules, primitivamente prostrados, tornam-se lentamente erectos. Considerada depurativa, pode substituir o agrião; aliás, o gosto das suas folhas frescas assemelha-se ao desta planta. Pode ser preparada em salada só ou misturada com beldroegas e agriões. Uma outra espécie aquática, a Verónica anagüllis L., ligeiramente maior e com folhas mais pontiagudas, possui as mesmas propriedades.

Habitat da Planta Verónica Becabunga: Europa, nascentes, regatos, valas, pântanos; em Portugal, surge nos locais húmidos, fontes, ribeiros, lameiros, a norte do Tejo; até 2400 m.


Identificação da Verónica Becabunga:
de 0,10 a 0,60 m de altura. Vivaz, caules prostrados, radicantes, seguidamente ascendentes, glabros, cilíndricos, maciços ligeiramente ramificados; folhas opostas, glabras, com pecíolo curto, limbo carnudo, finalmente crenadas, parte superior arredondada; flores azul-claras (Maio-Setembro), em pequenos cachos frouxos na axila das folhas superiores, corola curta, 4 lóbulos desiguais, sendo o superior formado pela união de 2 pétalas e o inferior mais pequeno que os 2 laterais, 2 estames; cápsula arredondada, glabra, túrgida e chanfrada.

Partes utilizadas da Planta medicinal Verónica Becabunga: caule e sumidades floridas, folhas frescas ou secas (início da floração); secagem à sombra.

Componentes da Planta medicinal Verónica Becabunga: tanino, heterósido, aucubósido

Propriedades medicinais da Planta Verónica Becabunga: depurativo, detersivo, diurético, estimulante, resolutivo.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.