Plantas medicinais para tratar rouquidão

Rouquidão e afonia (perda total ou parcial da voz) são muito comuns nos períodos mais frios do ano, em que ficamos constipados, ou quando falamos muito alto e esforçamos demasiado a voz.

A modificação do timbre da voz pode também ocorrer de uma inflamação das cordas vocais ou infeção da laringe, assim como de alergias ou irritação pelo fumo. Em casos mais graves e raros, a rouquidão ou afonia pode ser resultado de cancro da laringe, cujo tratamento passa por uma intervenção cirúrgica.

Alguns tratamentos naturais com plantas medicinais podem ajudar a tratar rouquidão e afonia. Confira já de seguida algumas das receitas naturais mais eficazes e populares.

 

 

Tratamentos naturais

Alguns cuidados podem ajudar a minimizar os sintomas e contribuir para o tratamento:

  • Evite falar, especialmente esforçar a voz para falar alto. Aconselhamos mesmo que evite falar totalmente durante 1 ou 2 dias. Em alternativa use notas para se fazer entender.
  • Beba bastante água para se manter hidratado, entre 8 a 10 copos por dia, mas evite bebidas geladas.
  • Faça um esforço para respirar sempre pelo nariz. Deste modo vai manter a humidade na garganta.
  • Uma das melhores formas de prevenir problemas de rouquidão e afonia é aprender a controlar a forma como fala e o seu timbre de voz. Evite falar demasiado alto e em esforço. Opte por falar de forma pausada e calma.

Receitas naturais

Seguem-se algumas receitas naturais com plantas que podem auxiliar no tratamento da rouquidão:

Receita de xarope de abacaxi

Para esta receita vai precisar  de 1 abacaxi e de um 1 kg de açúcar mascavado. Comece por arranjar e cortar o abacaxi em pedaços. De seguida, coloque-o num recipiente fundo com o açúcar. Leve ao forno por 1 hora. O açúcar vai formar um caldo. Esprema o abacaxi com auxílio de uma colher ou garfo e guarde o caldo num recipiente escuro. Tome uma colher de sopa do xarope, 4 vezes ao dia.

Gargarejos de romã

Para esta receita vai precisar de uma casca de romã e 1/2 litro de água. Ferva a casca de romã na água por cerca de 15 minutos. Retire do lume, acrescente uma colher de sopa de sal e misture. Deixe repousar. Gargareje quando estiver morno, de hora a hora.

Infusão de malva

Para esta receita vai precisar de 5 g de malva seca e 1 litro de água. Comece por ferver a malva seca na água e deixe repousar por cerca de 5 minutos. Antes de tomar a infusão, filtre num passador, para separar as folhas secas e apenas aproveitar a água. Esta infusão deve ser tomada uma chávena, 3 vezes ao dia.

Chá de limão e mel

Este é um dos chás mais populares para tratamento de constipações e rouquidão. Vai precisar de 1 limão, 1 copo de água e um pouco de mel. Bata no liquidificador o limão inteiro (casca incluída), juntamente com a água. De seguida, adicione o mel ao seu gosto. Se preferir pode aquecer o chá. Vai bebendo ao logo do dia e vai ver melhorias na sua rouquidão.



3 Comentários to “Plantas medicinais para tratar rouquidão”
  1. Manuela De Jesus Pina Jose

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.