Planta Dulcamara

dulcamara

É natural que muitas pessoas tenham experimentado, pelo menos uma vez na vida, mastigar um caule de dulcamara para sentir o seu inicial sabor adocicado, rapidamente substituído por um gosto amargo. A planta é lenhosa e trepadora. Apenas os ramos do ano são herbáceos. A dulcamara reconhece-se pelas suas flores cor de violeta em forma de estrela com um centro amarelo e pelas bagas verdes, que se tornam vermelhas depois de maduras. Além da sua utilização como laxativo, vivamente recomendado desde a Antiguidade, as bagas eram muito apreciadas na Idade Média como produto de beleza; actualmente, porém, não são utilizadas, se bem que a sua toxicidade não esteja claramente definida. Os ramos jovens e as tolhas secas há menos de um ano são vulgarmente utilizados. Devido aos alcalóides que contém, a planta pode tornar-se perigosa, sendo de toda a conveniência não exceder as doses indicadas. Mantidas as devidas precauções, a dulcamara é um dos mais úteis remédios, eficaz sobretudo como depurativo.

Não utilizar as bagas.

Habitat: Europa, sebes, margens dos ribeiros, muros velhos; disseminada por quase todo o território português; até 1700 m.

Identificação: de 1 a 3 m de altura. Subarbusto; caule lenhoso, trepador, sem gavinhas, enrolando-se nos seus próprios suportes, folhas da base pecioladas, possuindo as superiores aurículas estipuliformes; flores violáceas (Junho-Setembro) em cimeira irregular, longamente pedunculadas, cálice com 5 dentes curtos, 5 pétalas maculadas em forma de estrela, estames com anteras amarelas soldadas: baga ovóide, brilhante, verde e mais tarde vermelha.

Sabor doce e seguidamente amargo.

Partes utilizadas: suco fresco, casca dos ramos jovens, folhas secas (Primavera e Outono); secagem ao sol.

Componentes: glúcidos, gluco-alcalóides, saponósidos

Propriedades terapeuticas: antigalactagogo, depurativo, diurético, laxativo, sudorífico.

Beneficios: abcesso, acne, albuminúria, artrite, cura de Primavera, dartro, herpes, lactação, sarda.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.