Os sete alimentos que combatem a ansiedade

Hoje em dia, é difícil não andarmos constantemente nervosos com algo ou sem paciência para com as pessoas e determinadas situações. Cada vez parece estar mais difícil manter a calma.

Se é das pessoas a quem estão constantemente a dizer que é ansiosa, tenha cuidado, pois isso vai provocar um reboliço nas suas emoções.

Se ainda não parou para pensar que a sua alimentação tem influência no seu estado emocional, nunca é tarde, pois pode ter a certeza que tem. De facto, existem alguns alimentos que contêm aminoácidos e vitaminas essenciais que atuam diretamente diminuindo o stress, combatendo a ansiedade e aumentando os níveis de seratonina, que é responsável pelo bem-estar e pelo relaxamento.

Não perca tempo e conheça os sete alimentos que combatem a ansiedade. Faça a sua lista e vá ao supermercado, pois nada será melhor do que levar a vida de uma forma mais tranquila.

Lista de alimentos

  • O primeiro alimento que aconselhamos é a alface, pois é uma ótima opção para aliviar os sintomas de irritação. Mas não deixe  o talo de lado, pois  contém latucina, uma substância que funciona como calmante.
  • Para quem não sabe, a banana contém uma grande quantidade de potássio, carbohidrato, magnésio e biotina, que estimulam o sono e irão ajudar a que se durma as famosas oito horas necessárias para realmente descansar. De facto, foi realizado um estudo por investigadores do Instituto de Pesquisas de Alimentos e Nutrição das Filipinas que veio comprovar que a banana ajuda no combate à depressão, aliviando os sintomas de ansiedade. É graças ao alto teor de triptofano que a fruta carrega que também vai ajudar na produção de serotonina.
  • Outro alimento que também contém potássio é o espinafre, além de ácido fólico. Ambos vêm contribuir na prevenção da depressão. Isto já para não falar no facto de que ingerir espinafre influencia na regularização do sistema nervoso.
  • Por serem ricos em zinco e selénio, os frutos do mar são mais um dos sete alimentos que comabtem a ansiedade pois atuam no cérebro, diminuindo o cansaço e a própria ansiedade. Além desta capacidade, os frutos do mar também são boas fontes tanto de proteína como de gordura saudável, o famoso Ómega 3, que é essencial para o bom funcionamento do coração.
  • Sendo conhecida por ser rica em vitamina C, além de cálcio e também vitaminas do complexo B, a laranja é outro dos sete alimentos que combatem a ansiedade. De facto, vários estudos já comprovaram que a vitamina C diminui a secreção de cortisol, uma hormona libertada pela glândula adrenal em resposta ao stress e à ansiedade, também responsável por transmitir o stress para todas as partes do corpo. Assim, o consumo de laranja vem promover o bom funcionamento do sistema nervoso, aumentando a sensação de bem-estar. A melhor forma de a consumir é mesmo com um belo sumo.
  • O mel não é apenas doçura. Para quem não sabe, o mel vem influenciar a produção de seratonina, um neurotransmissor que está intimamente ligado às mudanças de humor.
  • O último dos sete alimentos que combatem a ansiedade é o tomate. Por ser rico em vitamina B6 e vitamina C, a sua ingestão vai combater a irritação. O que é bastante positivo, já para não falar no baixo custo que tem e praticidade do consumo.



1 Comentário to “Os sete alimentos que combatem a ansiedade”
  1. Rogério

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.