Olhos:Remoção de Corpos Alheios

Por vezes no nosso dia-dia, no trabalho, na escola ou na rua, os nossos olhos são atingidos por corpos alheios, como os pós de carvão ou grãos de areia, mosquitos, lixo, aparas de madeira, pestanas,etc., (os chamados ciscos). O que nos incomoda bastante e nos leva logo esfregar o olho e a derramar alguma lágrima. Quando é deparado com uma situação dessas tente elimaná-lo do olho, evitando esfregar. Em frente a um espelho procure ver o cisco, se ele estiver na zona branca tente removê-lo com ajuda de um cotonete embrulhado com um pedaço de uma compressa húmida e limpa. Caso o cisco estiver debaixo de uma das pálpebras, levante com os dedos a pálpebra superior e puxe para baixo sobrepondo-a à pálpebra inferior, e faça esta deslocação várias vezes de cima para baixo, talvez consiga remover o cisco.

Pode também ser atingido por alguma gota de detergente ou de outros produtos químicos irritantes, perante esta situação submeta o olho atingido em abundante água fria com ajuda dos dedos abras o olho puxando as pálpebras  mantendo o olho na água a correr, além disso deve consultar um médico.

Acontece também deparar-se com um corpo alheio espetado no olho, nestas situações deve manter a calma e não fazer nada como o esfregar ou tentar removê-lo de alguma forma. O que deve fazer é tapar o olho atingido com uma ligadura ou uma compressa limpa e consultar um médico imediatamente.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.