Como tratar uma fractura ossea em situação de emergência
O que é uma fractura?
Existe uma situação de fractura quando um osso se fende ou parte. Há três tipos principais de fracturas: simples, que deixam a pele ilesa, embora possa haver equimose forte; expostas, que deixam o osso projectar-se para fora da pele ou produzem um golpe profundo até ao osso, e em ramo verde, frequente nas crianças e que consiste no aparecimento de fissuras no osso, sem que exista propriamente uma fractura.
Como proceder em caso de uma costela fracturada
Uma fractura simples de costela provocará agudas dores no peito quando a vítima respirar profundamente ou tossir. As dores poderão abrandar se se colocar o braço do lado lesado numa ligadura de sustentação.
Se a vítima mostrar dificuldade em respirar ou lhe escorrer da boca sangue vivo e espumoso, pode tratar-se de uma lesão mais grave. Chame imediatamente uma ambulância. Se possível, a vítima deve inclinar-se para o lado lesionado do corpo para que o sangue se afaste do pulmão ileso.
Como actuar numa situação de emergência
Numa emergência, e não se tratando de fractura ossea exposta, procure saber se a pessoa ouviu ou sentiu o osso fracturar-se, se consegue mover a parte lesionada e se sente dores quando a move. Observe a zona em volta da fractura, que pode ficar sensível ao tacto, inchada ou com equimoses.
Mesmo que exista apenas suspeita de fractura, mande chamar imediatamente uma ambulância. A menos que seja absolutamente necessário, não desloque a pessoa lesionada, em especial se suspeitar de lesão na coluna, pois nesta situação a deslocação pode provocar mais lesões ainda.
Enquanto aguarda a ambulância, preste cuidados de emergência em caso de hemorragia ou estado de choque. Não dê de beber à vítima. Se tiver de a deslocar, ou por atraso da ambulância ou porque recebeu instruções para a transportar ao hospital, imobilize a fractura de modo que o osso não se mova.
Como imobilizar um membro fracturado
Ate uma perna fracturada à perna sã com lenços de pescoço, gravatas ou outros materiais disponíveis, pondo um chumaço entre os tornozelos, joelhos e coxas. Se a fractura for num joelho, não o mova. Sustente-o com uma almofada ou casaco dobrado. Para imobilizar um braço fracturado, faça uma ligadura de sustentação e prenda o braço ao corpo.
Não dobre à força um braço fracturado. Se não dobrar naturalmente, coloque a vítima numa posição confortável, ponha chumaços entre o braço lesionado e o corpo, evitando o ponto da fractura, e ate o braço ao corpo com três pedaços de tecido largo.
} ?>