Musculação feminina alimentação

A prática isolada de exercícios não garante uma vida saudável. É necessário associar os treinos de musculação a uma boa alimentação, só assim conseguirá os resultados desejados.

Para saber como começar a procurar os alimentos certos para uma boa alimentação, daremos em seguida algumas dicas que associadas a um bom treino de musculação trarão benefícios notáveis.

 

 

Valorize as proteínas

Uma alimentação rica em proteínas ajuda na recuperação do corpo após os treinos. O indicado é consumir 2 gramas por quilos de peso corporal, ou seja, um praticante que pesa 80kg deve ingerir 160 gramas de proteínas diárias. As indicadas são ovos, leite, peito de frango e carnes vermelhas magras (sem exageros).

 

Atenção aos carboidratos

Como as proteínas, os carboidratos também são indicados para a recuperação muscular, principalmente, para os dias de treino intenso. Além disso, esse grupo alimentar ajuda a garantir mais energia para o corpo. Mas, nem sempre os nutrientes são os indicados para a dieta, uma vez que este fato depende do objetivo da dieta. Devem ser evitados os carboidratos do tipo simples, como o mel, xarope de milho e açucares, e consumidos os carboidratos complexos, como o arroz, pão integral, batata doce e lentilhas.

 

Gorduras

As gorduras também podem ajudar a entrar em forma. Claro que não é toda gordura. As saturadas atrapalham no desempenho dos treinos, além de fazer mal para o coração, assim como as do tipo trans que devem ser evitadas, para não causar as mesmas complicações para o corpo e saúde.

Já as gorduras insaturadas podem auxiliar no desempenho nos treinos, são exemplos o atum e as nozes.

 

Água é fundamental

A água além de fazer parte de cerca de 70% da composição do nosso corpo também ajuda a repor as energias de um dia intenso de treino. O líquido ajuda na digestão e na síntese de proteínas no corpo, acelera o metabolismo e ajuda a eliminar toxinas. O ideal é tomar, no mínimo, dois litros de água por dia.

 Vitaminas e minerais

As vitaminas possuem várias funções no corpo humano, dentre elas está o aumento do metabolismo energético e também são fundamentais para a formação de hemoglobina. Já os sais minerais são essenciais para vários processos orgânicos, tais como contração muscular, condução de impulsos nervosos, ação antioxidante, transporte de oxigênio e ainda auxilia na saúde óssea. As vitaminas mais consumidas estão nas frutas, legumes e verduras.

 

Fibras

As fibras formam as partes estruturais de uma planta e são encontradas em frutas com casca, verduras, feijões e grãos como aveia e arroz integral. Quando se aumenta o consumo de fibras deve se aumentar também, o consumo de água, para melhorar a digestão.

 

Faça várias refeições

Coma várias vezes ao dia. O segredo é ingerir muitas proteínas e carboidratos. Não é comer muito, mas sim ingerir os alimentos várias vezes ao dia. Isso irá fortalecer os micros e macro nutrientes, favorecendo o crescimento muscular. Ingerir proteínas, carboidratos, entre outros nutrientes a cada três horas, por exemplo, deixa o corpo em estado anabólico por mais tempo.

Como vê, uma alimentação saudável pode fazer toda a diferença.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.