Pratique Exercício Físico – Os benefícios do Vôlei

O vôlei é um esporte com bola, em que são necessários 6 jogadores (em cada equipe). As equipes são separadas por uma rede a meio do campo. O objetivo principal do jogo é manter a bola no ar, tentando fazê-la cair no chão do time adversário e evitando que ela caia no seu próprio chão.

Muitas pessoas pensam, erradamente, que o voleibol é um jogo estático, ou com pouco movimento. Sim, para quem não conhece, e não joga da maneira correta ele pode ser sim um jogo bem parado mesmo. No entanto, para quem domina as técnicas de vôlei e para os jogadores profissionais o vôlei exige muito esforço físico. Para se ter uma ideia, numa partida de vôlei com cerca de 400 calorias em uma hora de exercício físico.

 

 

Benefícios do vôlei:

  • Melhora na agilidade – O vôlei usa muito a agilidade do jogador. Em todas as jogadas é necessário ser ágil para garantir a boa execução de uma jogada. O praticante deste esporte, está constantemente, nos treinos e nos jogos, estimulando essa atividade, tornando se cada vez mais ágil, não só para o exercício em si mas também para diversas tarefas do seu dia a dia.
  • Coordenação – Para uma boa partida de voleibol o praticante deve estar apto a realizar movimentos que não são tão comuns no seu dia a dia, por isso é necessário treinar as suas capacidades de coordenação motora para realiza-los. Assim, a partir do momento que é adquirida essa coordenação para um determinado movimento, isso proporciona uma melhora geral na sua coordenação em todas as atividades diárias.
  • Aumento da massa muscular – Como o exercício exige muitos movimentos, principalmente dos membros inferiores, isso faz com que haja um trabalho maior nos músculos da perna, aumentando-os e definindo-os melhor.
  • Aumento do espírito de equipe – O vôlei não é um esporte individual, aliás poucos esportes o são. Porém no futebol, um jogador pode pegar a bola no meio campo e “carrega-la” sozinho até o campo adversário e marcar o golo, no basquete também é possível que um só percorra o campo inteiro e faça uma cesta, no vôlei não é assim. Nesse esporte é uma equipe no verdadeiro sentido da palavra, todos necessitam de todos. Uma regra do jogo e que cada time pode tocar apenas 3 vezes na bola antes de passa-la para o outro lado, e o mesmo jogador não pode tocar duas vezes seguidas na bola, ou seja, é necessário a união de todos para um bom jogo. Isso aumenta o espírito de equipe e de partilha.
  • Manutenção do peso – Os jogadores de vôlei não podem se descuidar em relação ao peso uma vez que estar em boa forma é essencial pois eles fazem muito o uso da impulsão. Assim, com a prática regular do esporte também é quase impossível engordar.
  • Os reflexos também são intensamente trabalhados nesse exercício físico uma vez que é necessário estar sempre atento ao jogo, e também usar esses reflexos para desviar de algumas “boladas”.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.