Alerta! Porque o exercício físico vicia?

A principal função dos exercícios físicos frequentes é regular ou manter a saúde física e mental de quem o pratica. No entanto, há pessoas que abusam dessas atividades e acabam por cair no vício. Vamos ver a seguir, como isso acontece e as formas para evitar ou identificar esse problema.

  • Porque há o vício nos exercícios físicos?

As atividades físicas, assim como certas drogas, são responsáveis pela liberação de neurotransmissores como a endorfina e a dopamina, que são hormônios associados ao prazer. Assim, do mesmo modo que um consumidor de drogas sente se saciado ao consumir, e sentindo se tentado a aumentar cada vez mais as doses da droga para sentir esse prazer, acontece também com os praticantes de exercícios físicos, eles querem cada vez mais sentir esse prazer e aumenta-lo, sem medir as consequências desse ato. Isso pode gerar graves doenças, como a anorexia em que a pessoa se vê sempre acima do peso, sempre com gorduras a mais, e se obriga a praticar exercícios cada vez mais para perder essa gordura imaginária.

  • Sintomas de que o exercício físico se tornou um vício?

As pessoas viciadas na atividade física são caracterizadas por comportamentos compulsivos por exercícios, ou seja querem sempre praticar mais e mais. Quando as pessoas vêm na atividade física o seu único propósito de vida, sacrificando outras atividades importantes do seu dia a dia, esse é o ponto de um viciado.

  • Consequências do vício

O trabalho exagerado afeta todo o corpo e pode provocar vários tipos de lesões nos músculos e também nas articulações, além de insônia, perda de apetite, aumento da frequência cardíaca, queda da força e da resistência muscular e várias doenças, uma vez que o sistema imunológico é afetado, o seu organismo fica mais susceptível a doenças. Em casos extremos pode ocorrer até mesmo a depressão. Nas mulheres há ainda uma alteração no ciclo menstrual e maior irritabilidade.

  • Como evitar o vício nos exercícios físicos?

Treinar além do seu limite não lhe garante melhores resultados, pelo contrário pode até mesmo prejudicar o trabalho já feito. Os músculos precisam descansar, precisam se recuperar antes de serem submetidos a cargas excessivas de esforço. Senão, ao contrário do desejado, você irá adquirir várias pequenas lesões que te deixarão afastado dos exercícios físicos por um bom período. Treino o até ao seu limite, não acima dele. Além disso, associe os seus treinos a uma dieta equilibrada e a uma boa noite de sono.

  • Como tratar o vício?

Se você já está neste quadro de viciado, reduza drasticamente a prática de exercícios, aumente o período de sono e reveja a sua alimentação. Em casos extremos é necessário parar de treinar por algumas semanas ou até mesmo alguns meses. O mais indicado é procurar a ajuda de um fisioterapeuta para tratas as possíveis lesões e até mesmo um médico para avaliar os sintomas.

O exercício físico é sim importante para o equilíbrio do corpo, no entanto, em excesso pode trazer danos irreparáveis. Por isso é necessário ter atenção aos sintomas para que não se torne mais grave, podendo chegar até mesmo a uma depressão.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.