Exercício físico e qualidade de vida

Levar uma vida saudável exige que a pessoa combine diversos fatores para manter o físico e a mente em bom estado durante todos os anos vividos. A alimentação saudável combinada com os exercícios físicos podem melhorar e muito o grau da qualidade de vida que qualquer pessoa, assim como outros fatores importantes,  como manter a saúde mental com leituras ou combatendo o estresse, tirando alguns momentos para lazer.

Estudos comprovam que as pessoas que dedicam alguns momentos para realizarem exercícios físicos todos os dias combatem a obesidade e previnem o surgimento de doenças cardíacas, também ficam livre do estresse, melhora a auto estima e com isso melhora o relacionamento que mantem com as pessoas presentes em seu dia a dia. Mesmo com tantos benefícios, as pessoas não se dedicam em praticar nenhum tipo de exercício e vivem uma vida completamente sedentária.

 

 

Qualidade de vida

Começar uma vida saudável não é algo fácil, mas pequenas mudanças do dia a dia pode fazer a diferença e no fim conseguirá alcançar o objetivo. O primeiro passo é elaborar como será o progresso para criar os bons hábitos e praticar os exercícios físicos, deverá começar aos poucos para não sobrecarregar o corpo e depois ir aumentando o ritmo de acordo com suas limitações físicas.

Poderá começar fazendo pequenas caminhadas em alguns dias da semana para que o corpo se acostume e fique mais fortalecido para aguentar esforços maiores. Com o físico mais fortalecido, vá aumentando o tempo de caminhada sem sobrecarregar o corpo. Caso  for se exercitar em uma academia ou começar a praticar algum tipo de esporte, é interessante que tenha o acompanhamento de alguém especializado que possa te orientar sobre a melhor forma de realizar os movimentos e evitar possíveis traumas ou até mesmo afetar a saúde quando sobrecarrega apenas uma parte do corpo causando dores de coluna, por exemplo.

Com o hábito de realizar exercícios físicos diariamente, a pessoa previne diversas doenças como a osteoporose, envelhece de uma forma muito mais saudável, mantém os músculos e ossos muito mais fortalecidos, consegue controlar doenças crônicas como a diabetes, hipertensão e o colesterol alto. O mais interessante é que o exercício físico aumenta a quantidade de colesterol bom no sangue e com isso faz o nível de colesterol ruim diminuir significativamente, a pressão arterial é reduzida e se mantém controlada com facilidade.

É muito importante que as pessoas comecem a se exercitar desde a infância e que sejam educadas sobre a importância em manter a qualidade de vida. Os esportes podem ser uma forma divertida de incentivar as crianças de se exercitarem regularmente. Desta forma é muito mais fácil que a pessoa fuja do sedentarismo e permaneça com bons hábitos para viver uma vida muito melhor. Essa educação pode vir da escola com os professores de educação física ou até os país podem ensinar os filhos sobre a importância dos exercícios físicos e da alimentação balanceada. É muito importante que a criança saiba o real significado da qualidade de vida e saiba como conseguirá alcançá-la.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.