Exercício Físico – A importância da Serotonina

A serotonina é uma das substâncias mais importantes e fundamentais que o nosso organismo precisa para realizar as atividades do dia a dia e exercício físico.

As suas principais funções são a transmissão de dados entre os neurônios, a regulação do ritmo cardíaco, do sono, do apetite, e de alguns hormônios. Ainda ajuda no tratamento da enxaqueca, melhora o desempenho sexual, reduz os característicos sintomas da TPM, e além dessas funções, a serotonina também têm uma forte influência no humor.

A pouca concentração de serotonina no corpo, além de outras consequências, causa um grave problema de saúde muito conhecido hoje em dia, a depressão.

Se a serotonina é assim tão importante e se muitos de nós, mesmo sem saber não estimulamos a produção e/ou a ativação desse hormônio no nosso corpo, como aumentar os níveis de serotonina no organismo?

Essa pergunta tem quatro pilares básicos de resposta que vamos ver abaixo:

  • Pense positivo – Estudos comprovam que o pensamento positivo tem forte influência no comportamento do nosso organismo. Por isso a dica é sempre pensar positivo, é impossível esquecer os problemas, mas o que você deve fazer é relevar. Veja sempre o lado positivo das coisas.
  • Saia de casa – A exposição ao sol faz com que o nosso corpo produza mais serotonina, por isso não se limite a ficar o dia inteiro dentro de casa. Saia, dê um passeio por uma praça, ou outro lugar que você goste, além de ajudar o seu organismo vai ser uma oportunidade para você se distrair e, quem sabe, até conhecer novas pessoas.
  • Dieta – Faça uma boa dieta, baseada em alimentos que aumentem a produção de serotonina como a banana, o abacate, o mel, nozes, canela, lentilha, chá verde, ômega 3, entre outros. Tenha sempre atenção na hora de escolher as suas refeições e tente, sempre que possível, consumir esses alimentos que são ótimos para o funcionamento do seu organismo.
  • Exercícios físicos– Este talvez seja um dos pilares mais importantes. Os benefícios dos exercícios físicos são diversos e a maioria de nós já conhecemos. Mas, o que poucos sabem é que eles podem ajudar na produção desse hormônio tão importante para o bom funcionamento do corpo. Estudos provam que, com apenas 30 minutos de exercícios diários é possível eliminar o estresse, diminuir o risco de depressão e elevar os níveis de serotonina. Mas será que são todos os exercícios físicos? Sim, de uma maneira geral, todas as atividades físicas têm essa influência no nosso sistema, no entanto, há alguns exercícios mais específicos, vamos ver quais são eles já a seguir:
    • Caminhada – Durante a caminhada o cérebro já começa a liberar a serotonina. Essa atividade deve ser realizada no seu próprio ritmo, para que você não se lesione e sinta um bem estar geral. O ideal são 30 minutos de caminhada diária.
    • Corrida – A corrida tem os mesmos benefícios da caminhada, a diferença é apenas na demanda do condicionamento físico, a corrida exige mais do que a caminhada.
    • Ciclismo – O ciclismo é outra atividade completa que ajuda na produção de serotonina. Sem falar que pode te proporcionar um bem estar ainda maior, dependendo dos lugares que você escolher para pedalar.


1 Comentário to “Exercício Físico – A importância da Serotonina”

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.