Consumo de água por dia

Cuidados com a desidratação

A desidratação grave pode ser mortal e requer cuidados imediatos. Pode provocar golpe de calor e até mesmo a morte se 10% dos líquidos orgânicos forem perdidos e não substituídos por via oral ou intravenosa. Os grupos de maior risco são os bebés, que precisam proporcionalmente de mais líquidos do que os adultos e que não podem comunicar a sede que sentem; as pessoas idosas, com a sua baixa percentagem de líquido orgânico, e as pessoas que sofrem de uma crise aguda de vómitos e diarreia ou de febre; finalmente, os praticantes de exercício que transpiram muito.

Dose diária de consumo

É recomendado que os adultos bebam 1,5 a 2 litros de água por dia. As mulheres que amamentam, os atletas e as pessoas obesas podem precisar de maiores quantidades. Finalmente, o consumo de água de qualquer pessoa aumenta quando o tempo está quente e seco. Se não está habituado a beber muitos líquidos, tente aumentar gradualmente a quantidade ingerida. Beber mais água é especialmente aconselhável se costuma urinar menos de quatro a seis vezes em cada 24 horas (a não ser que o volume de urina de cada vez seja invulgarmente grande), se a sua urina for de cor escura ou se sofre de pedras nos rins.

A importância da água no organismo

Quase todas as funções orgânicas, da digestão às contracções musculares, dependem da água. Sem ela, morreríamos em poucos dias. A água é ainda o componente mais abundante do corpo. Representa 75-85% do peso de uma criança pequena, cerca de dois terços do peso de um adulto jovem e metade do peso de uma pessoa idosa.
O nível de água do organismo é regulado pelo sódio no sangue. Numa pessoa saudável, o aumento dos níveis de sódio no sangue desencadeia uma sensação de sede. É possível, no entanto, satisfazer a sensação de sede muito antes de as necessidades de líquidos do organismo terem sido satisfeitas. Além disso, até mesmo a desidratação parcial leva a maioria dos sistemas orgânicos a funcionar abaixo do seu potencial máximo.

Complemente as necessidades de líquidos com outras bebidas

Não é necessário satisfazer as suas necessidades de líquidos apenas com água. Os sumos de fruta e de vegetais, as bebidas gaseificadas sem cafeína, as águas minerais e o leite meio gordo constituem também boas alternativas. Certifique-se apenas de que inclui as calorias e nutrientes dos mesmos nas tabelas da sua dieta global; as gasosas não-dietéticas e muitos sumos de fruta, por exemplo, contêm quantidades significativas de açúcar. (A água não contém calorias.) As bebidas com álcool e cafeína também são pouco aconselháveis; como diuréticos que são, eliminam demasiados líquidos do organismo.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.