O que fazer para ter qualidade de vida

Considerando que “qualidade de vida” se aplica a um ideal de saúde, é necessário combinar uma alimentação equilibrada com actividade física regular e prevenção de doenças. Mas, actualmente, a rotina de trabalho provoca demasiado stress que é imprescindível reduzir, o que também não é fácil, pois a mudança de hábitos e a reorganização da rotina implica adaptação psicológica e comportamental. Não se pode, por isso, esperar resultados imediatos! Tê-los-á assim que der o primeiro passo!

A actividade física não tem só o efeito biológico, mas possui um efeito catártico que se enquadra perfeitamente no desejo de vida saudável. Comece a praticar exercício físico regularmente. Nada de excessos. Distribua o exercício pela semana. O ideal será 4 a 5 sessões de actividade física por semana. Caminhar, correr, andar de bicicleta, natação, … qualquer actividade serve desde que lhe dedique tempo e vontade.

Faça uma alimentação equilibrada. Distribua-a pelas três refeições principais e por duas intermédias. Nas principais, combine alimentos que lhe dão energia, como os carbohidratos; prefira alimentos integrais, tal como o arroz, o pão, a aveia. Evite as gorduras animais, optando pelo azeite. Inclua também as proteínas e o ferro da carne (de preferência branca), ovos e legumes. Consuma mais hortaliças e fruta. Nas intermédias coma algo mais leve, como leite, iogurte, queijo. Reserve tempo para si. Sente-se e mastigue com calma para usufruir da sua refeição;

No entanto, os factores anteriores não terão efeito se você não tiver estabilidade psicológica. Enquanto continuar a viver sob a pressão do trabalho, dos estudos, da família, da actividade desportiva, da rotina, a sua qualidade de vida continua comprometida. Se faz exercício a pensar nos seus problemas, se faz uma refeição equilibrada a correr para voltar ao trabalho, tudo vai continuar na mesma.

Para ter qualidade de vida comece por distribuir o seu tempo e reorganizar a sua rotina, verá frutos deste investimento no desempenho das outras tarefas.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.