Como ensinar as crianças a comer corretamente

Qualquer pai e mãe já está habituado às mudanças de humor e disposição dos seus filhos.  Já sabemos que os mais pequenos gostam de ser traquinas e nem sempre acatam de boa vontade os nossos conselhos e disciplina. Contudo, este factor pode tornar mais preocupante quando estamos a falar de um tema tão importante como uma alimentação saudável.

A estratégia errada é os pais ficarem chateados e obrigarem as crianças a comer aquilo que acham adequado. A estratégia certa é arranjar formas de criar interesse nos alimentos, de forma a que as crianças voluntariamente e satisfeitas façam uma alimentação adequada.

Não sabe como o fazer? Não se preocupe, porque para o ajudar aqui deixamos algumas dicas de como ensinar as crianças a comer corretamente.

 

 

Em primeiro lugar, é preciso criar algumas estratégias e aprender alguns pontos importantes da psicologia infantil. Regras absolutas nunca funcionam bem com as crianças, por isso, criar estratégias inteligentes é a sua melhor aposta. Hábitos alimentares errados e ignorados nesta fase das suas vidas podem acabar por ficar enraizados na sua mente por muitos anos. Seguem-se algumas dicas do que poderá fazer para direcionar a mente das crianças para uma alimentação mais cuidada:

  • As crianças desde muito cedo que começam a demonstrar os seus gostos, preferências e pequenos “ódios” em relação a cheiros e sabores. Por isso, cabe às  mães e pais encontrar estratégias que levem os seus filhos a sentirem-se interessados pela comida, quer seja líquida ou sólida, através dos cheiros, cores e sabores que lhes agradam.
  • Quanto maior for o esforço físico, maior será o apetite e fome. Sendo assim, porque não implementar a rotina de uma boa brincadeira e atividade física antes de uma refeição? Os resultados serão bem visíveis.
  • Nos primeiros estágios da infância não imponha regras estritas de alimentação saudável e do que comer. Nesta fase o mais importante é que a criança coma em quantidade suficiente.
  • Sempre que possível, fale sobre comida, os seus benefícios, as diferentes variedades e outras coisas interessantes sobre as cores dos alimentos e formas. A natureza e diferentes tipos de alimentos são as melhores ferramentas de ensino nesta idade em relação a uma alimentação equilibrada. Comunique regularmente à criança como determinado alimento a vai tornar mais forte, inteligente ou até mais energética.
  • Mude regularmente o menu, mas mantendo os alimentos saudáveis e do agrado da criança. A variedade é importante para manter a criança interessada e estimulada.
  • Tente envolver a criança em todas as atividades que tenham a ver com comida. Leve-a às compras consigo e encoraje a criança a escolher alimentos que goste e sejam saudáveis. Envolva-a também na limpeza da cozinha e preparação da comida. O importante é que a criança aprenda a gostar da comida.
  • Nunca utilize a comida como forma de suborno para conseguir que a criança faça algo ou se comporte de determinada forma.
  • Evite distrações à refeição, como TV ligada ou comer em frente ao computador. Torne a refeição num momento familiar agradável.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.