Como emagrecer fazendo aeróbica

Existe um mito de que quanto mais aeróbico você fizer, mais calorias vai queimar e mais magro ficará.

Sim, é um MITO. Na verdade, o que acontece no nosso corpo pode ser bem diferente.

Para emagrecer de forma eficaz é essencial garantir que, durante a prática de atividade física, você também adquire massa muscular.

Quem o refere é a Health Science, publicação da Universidade de Colorado, dos EUA. Foi comprovado que a prática de muita atividade aeróbica pode acabar gerando perda de gordura, mas também perda de massa muscular, o que teria como consequência a diminuição do metabolismo, cessando o processo de emagrecimento.

Inicialmente, a pessoa que pratica muita atividade aeróbica emagrece, porém, com o passar do tempo, como perde músculos, também começa a sentir dificuldades para emagrecer e acaba estagnada no mesmo peso. Até porque o nosso corpo “se acostuma” com a quantidade de atividade física regularmente praticada, sendo necessário fornecer cada vez mais estímulos para perda de peso.

Vejamos então como emagrecer fazendo aeróbica.

 

 

Analise do estudo

Vamos dar uma olhada nos resultados práticos do estudo realizado pela Universidade de Colorado? Um primeiro grupo de homens e mulheres que fizeram apenas aulas aeróbicas conseguiram perder 1,8 quilo, mas não ganharam músculos. Enquanto um segundo grupo fez a metade de aulas aeróbicas e levantamento de peso. O resultado? Perderam 4,5 quilos de gordura e ganharam 0,9 quilos de músculos. Fica a dica para você que se mata fazendo três horas de aeróbico: muito cuidado.

 A aeróbica

A aeróbica também é chamada de exercício cardio vascular, uma atividade rítmica que envolve diversos grupos musculares do corpo. Os exercícios aeróbicos ajudam o pulmão a trabalhar mais e também são ótimos para queimar calorias. Com certeza que os exercícios aeróbicos são uma das melhores maneiras de emagrecer, pois são exercícios muito agitados e que podem queimar muita caloria.

Há diversos benefícios para a saúde que os exercícios aeróbicos podem proporcionar como o aumento dos níveis de energia,
redução do stresse e melhoria da saúde mental devido à liberação de endorfinas no cérebro. Também reduz a pressão sanguínea, e risco de derrame ou ataque cardíaco.

Alguns exercícios que podem ajudar são a dança, o Boby Combat e saltar à corda.

Os exercícios aeróbicos beneficiam a capacidade cardiovascular e queimam os carboidratos ingeridos durante a alimentação.

Entenda como o corpo reage a cada tipo de estímulo, aeróbico ou muscular, quais os resultados de acordo com a modalidade escolhida e como, em alguns casos, a musculação elimina mais gordura do que a natação ou a caminhada.

Perder calorias

Quando se fala em perder calorias, logo vêm à cabeça os exercícios aeróbicos. E isso não está errado. Mas existe uma diferença entre gasto calórico e emagrecimento. Uma aula de spinning, por exemplo, queima cerca de 700 calorias, enquanto uma série de 60 minutos de musculação detona umas 400. Até aí, nenhuma novidade.

A grande novidade é que, dependendo da intensidade e da maneira que as séries de exercícios são programadas, a musculação pode acelerar a eliminação das gorduras durante o dia todo, e assim emagrecer mais do que os aeróbicos. Parece confuso, mas é simples: A musculação, como é realizada pela maioria das pessoas, não emagrece efetivamente.

E a regra é simples: se a quantidade de calorias for igual a que é gasta, a pessoa não perde peso. Se o que comeu for superior ao que queimou, pior ainda, pois aí vai engordar.

Em atividades aeróbicas, ou exercícios com pesos, a substância utilizada para dar energia é a gordura, que é eliminada.



1 Comentário to “Como emagrecer fazendo aeróbica”

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.