Ambiente sustentável e qualidade de vida

Se todos nós nos importarmos com o meio ambiente, é possível mudar o mundo e garantir que boa parte dos seres humanos vivam com boa qualidade de vida.

Mas, para que o mundo mude, todos nós precisamos nos consciencializar que o desperdício de água, as árvores que são cortadas sem que ninguém plante outras no lugar e o lixo que é jogado nas ruas ou avenidas são coisas altamente prejudiciais a todos. Com todos esses estragos feitos por toda a parte, a qualidade de vida dos seres humanos (e não só) está claramente comprometida.

 

 

Vida sustentável

Ter uma atitude sustentável significa fazer coisas que preservem o nosso meio ambiente, para que a vida das pessoas melhore significativamente. Uma atitude sustentável pode ser o uso responsável de todos os recursos naturais, que são considerados esgotáveis em nosso planeta.

Um desses recursos que já está a esgotar é a água potável. O mau uso da água potável é facilmente visto no nosso dia a dia, pois as pessoas acabam desperdiçando este liquido precioso lavando as calçadas durante horas, lavando os seus veículos com o uso da mangueira, tomando banhos demorados ou até mesmo deixando a torneira da pia pingando a noite toda, sem contar que o  desperdício da energia elétrica também tem um grande impacto no meio ambiente.

As pessoas que tem atitudes sustentáveis costumam tomar banhos rápidos, usam a energia elétrica em extrema necessidade ou apostam em uma fonte de energia limpa, reciclam embalagens que podem ser  reutilizados ou transformados em algo útil e até mesmo reciclam ou  economizam papel. São atitudes à partida simples, mas que podem minimizar os danos no meio ambiente se forem feitas todos os dias.

Acabar com o desperdício

Muitos desperdícios ocorrem em todo o mundo e a maior parte das pessoas não pensam no mal que estão fazendo a elas mesmas, aos seus filhos ou aos seus netos, no momento em que usam os recursos naturais de uma forma totalmente irresponsável. É preciso pensar em como será o futuro, se ninguém se importar em preservar o meio ambiente. É preciso pensar que o ser humano vai viver em condições precárias em pouco tempo, se ninguém quiser fazer a sua parte. A qualidade de vida vai se tornar muito mais precária a cada desperdício cometido.

É muito importante que exista uma consciencialização, não apenas das crianças, através da escola, mas também dos adultos, que não esperem que a geração futura mude as suas ações. Os pais precisam dar exemplo aos seus filhos na rotina da casa através de pequenos cuidados com o meio ambiente, pois quando crescem com esse tipo de educação levam isso para a vida toda.

Incentive as crianças a cuidar das plantas, a plantarem novas árvores, a respeitar um animalzinho de estimação, a não demorar no banho, a fechar a torneira quando escovar os dentes, a separar o lixo corretamente para que todos os materiais recicláveis sejam reaproveitados e  ensine a amar o meio ambiente, pois apenas preservando a natureza e vivendo em um ambiente sustentável podemos garantir uma qualidade de vida melhor.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.