A boa alimentação e a qualidade de vida

Qualquer tipo de veículo precisa de um bom  combustível para funcionar e o mesmo acontece com o nosso corpo.

Precisamos ingerir alimentos para que as nossas tarefas sejam realizadas da melhor forma possível, mas não é qualquer alimento que consegue manter o bom funcionamento do corpo e por esse motivo precisamos manter uma boa alimentação diariamente com diversos nutrientes.

Quando nos alimentamos mal ou deixamos de ingerir alguma refeição importante durante o dia, a nossa disposição não é mais a mesma e a força do nosso corpo também é prejudicada. Com a má alimentação, as pessoas não percebem de imediato o mal que estão fazendo com elas mesmas, mas é possível sentir os estragos causados no organismo com o passar do tempo. Várias doenças são causadas pela má alimentação como a obesidade, a diabete e a pressão alta, também existem outros males que podem ser agravados se a pessoa mantiver uma alimentação rica em gorduras e açúcares.

Dieta equilibrada

Para que mantenha uma alimentação balanceada é preciso alimentar-se durante todo o dia com frutas, verduras, legumes, leite e seus derivados, cereais, carnes, etc. Alguns alimentos podem ser ingeridos em quantidades maiores por não fazer mal algum, como é o caso das frutas, mas existem alimentos que precisam ser consumidos com menos frequência, como a carne vermelha, que pode ser substituída facilmente pela carne branca.

É muito interessante que a dieta seja diversificada para que o corpo receba todos os nutrientes necessários e assim manter uma vida saudável até mesmo na velhice. Isso é necessário porque não existe nenhum tipo de alimento que contenha todos os nutrientes importantes, então sempre faça refeições diferenciadas inovando nos ingredientes para manter a refeição saborosa e altamente saudável.

Além do alimento, é necessário que tenha um cuidado redobrado aos líquidos que está ingerindo diariamente, pois os refrigerantes conseguem prejudicar todo o nosso corpo e principalmente os nossos ossos. Jamais  troque o copo de água por um copo de suco, pois o suco é identificado como um tipo de alimento pelo corpo e não como a tão água. A água é importantíssima para manter o corpo bem hidratado e para manter o metabolismo em bom funcionamento.

A moderação é indispensável, pois os exageros são altamente prejudiciais. Não adianta ficar o dia todo sem se alimentar adequadamente ou só se alimentando de verduras e saladas para buscar uma vida saudável, várias vitaminas estarão ausentes do cardápio. Coma pequenas quantidades de alimentos diversas vezes ao dia. Poderá comer a cada 3 horas incluindo as refeições consideradas importantes no dia como o café da manhã, almoço e janta. Poderá comer um lanchinho natural ou uma fruta fresca entre essas refeições para acabar com o desejo de comer e para gerar energia ao corpo.

Os alimentos gordurosos e açucarados não precisam ser banidos completamente do cardápio, afinal esses são os alimentos que enchem nossos olhos. As sobremesas, o churrasco, o chocolate, os biscoitos, a feijoada  e outros alimentos pouco saudáveis podem ser consumidos algumas vezes sem exageros. Se trouxer esses alimentos prejudiciais ao dia a dia, provavelmente terá sérios problemas de saúde em um futuro próximo.

Com uma dieta equilibrada e boa alimentação, sem dúvida que a sua qualidade de vida também irá aumentar.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.