Não ao Suicídio! A Vida é Dura, Mas Nós Somos Mais Ainda!
if (FALSE && !in_category('sexualidade-e-qualidade-de-vida') && !in_category('consumo-de-drogas')) { ?>
} ?>
if (in_category('sexualidade-e-qualidade-de-vida')) { ?>
} ?>
} ?>
if (!in_category('sexualidade-e-qualidade-de-vida') && !in_category('consumo-de-drogas')) { ?>
} ?>
Olá,
Como referi no post Viver em Contra Luz, o meu nome é João Manuel e sou um dos colaboradores deste site e, tendo em conta a reacção dos subscritores que leram o post Viver em Contra Luz, por mim publicado neste Blog, resolvi compartilhar convosco, uma pequena parte da minha História de vida.
Eu nasci há cerca de 45 anos, numa Família humilde, residente numa pequena Aldeia do centro de Portugal, sem estradas asfaltadas, electricidade ou água canalizada.
Infelizmente o meu Pai era um homem bastante severo e, lá em casa todos apanhavam, excepto o periquito, sendo que este ultimo só não apanhava porque não existia….
Farto de ser psicologicamente e fisicament violentado, aos 15 anos, o meu sonho era sair de casa aos 18, ser piloto de rali e arranjar sustento para mim e para todos aqueles que como eu eram psicologicamente e fisicamente violentados.
Infelizmente em Junho de 1981, com 15 anos, sofri um acidente com uma máquina agrícola e perdi totalmente a visão e a audição do ouvido direito.
Foi, como todos vocês podem imaginar, ou talvez não, terrível…. O sonho tinha acabado. nunca mais iria conseguir sair de casa e pior ainda nunca poderia ser Piloto de rali.
Foram meses terríveis, de muita angustia e sofrimento….
De repente eu deixei de ser o João e passei a ser o Ceguinho, coitadinho, etc….
A Sena do Contra Luz, passou imensas vezes pela minha cabeça….
Em alguns momentos, o suicídio parece ser a única solução…
Mas quando a vida nos joga ncontra as cordas, a solução e aproveitarmos o impulso que essas mesmas cordas nos podem dar para partirmos para luta com mais querer e confiança.
Oito meses após o acidente, fui para Lisboa para aprender braille, locomoção, etc… tudo o que era necessário para voltar a poder ser autónomo. Três meses depois voltei para o Liceu onde andava a estudar antes do acidente, continuei os estudos e hoje sou casado e Pai de duas Filhotas.
É claro que durante todos estes anos comi muitas vezes o pão que o Diabo amaçou, para conseguir atingir os meus objectivos, mas esses por maiores, ficarão, quem sabe, para uma próxima oportunidade.
O que eu pretendo com esta mensagem é demonstrar a todos aqueles, para os quais a vida tem sido Madrasta, que a Vida é dura, mas nós temos que ser mais ainda.
compartilha aqui com os nossos leitores a tua experiencia de vida. Ajuda-nos a dizer não ao Suicídio.
Um forte abraço a todos e vivam a vida
João Manuel
A vida é dura, mas eu sou mais ainda.
if (in_category('sexualidade-e-qualidade-de-vida')) { ?>
} ?>
35 Comentários to “Não ao Suicídio! A Vida é Dura, Mas Nós Somos Mais Ainda!”
João Manuel…,
Sua mensagem de vida chegou ao Brasil e trouxe muita luz, obrigado você me ajudou muito hoje, me mostrou o que é ser um grande ser-humano e que podemos superar sim os problemas, mas o melhor é poder fazer como você fez, ajudar a todos.
Muita Luz
Gerson
Eu GLORIFICO A DEUS por sua vida,por ELE ter colocado dentro de vc essa força de superação.vc me fez refletir que passamos por mtas lutas e as vezes pensamos em desistir,mas qd lemos ,ouvimos ou até presenciamos testemunhos ,assim como o seu,percebemos q o que passamos não foi nada.parabéns por suas vitórias e que o SENHOR,O TODO PODEROSO ,continue fazendo vc brilhar por onde passar.DEUS o abençõe.
O sucesso na vida faz-se caminhando. Por vezes temos obstáculos para saltar, não podemos desistir, se necessáro dar um ou dois passos atrás, corrigir a direção e continuar o caminho. O seu exemplo é uma prova disso mesmo. Parabens.
João Manuel, em agosto de 2002 perdi meu filho caçula, Ulysses, com apenas 9 anos, acometido de leucemia. O suicídio passou pela minha cabeça. Desisti por me convencer que o céu havia ganho um novo anjo.
Por vezes muitos de nó smoos humilhados pelos pró prios pais,eu tambem fui muito humilhada pele minha mae e sempre disse que ela me tinha axado no caixote do lixo porque me sentia assim infelismente.No passar dos anos tudo se iria desmoronando a minha volta,aos 15 anos eu tentei mesmo o suicidio,felismente nao aconteceu morrer, apaixonei-me sem nunca ter sido correspondida,tornei-me uma pessoa desiludida com a vida, aos 22 anos casei para fugir de casa sem amor infelismente… Mas hoje mesmo assim estou casada com o mesmo homem, e tenho 2 lindos filhos,sao eles que me dao a força para continuar a vida para a frente e passar as etapas a que sou submetida… Isto é apenas um pequeno comentario, eu espero que tenham muita força para enfrentar as dificuldades que se avisinham a todos um grande sorriso para a vida porque se nós existimos é porque deus quer que sejamos úteis.
Olá GRANDE João
É mesmo isso dar sempre a volta OBRIGADA pela sua força
E que impulso essas cordas te deram!!! Ainda bem, tens muitas lutas ainda pela frente, aliás, tu és feito mesmo é para lutar!!!!
E outra coisa, como sempre me disse a minha mãe, na vida “o corpo nunca é tão negro como as asas”, isto é nunca é tudo mau e nunca há só coisas más, há sempre algo bom que é também preciso viver com intensidade!
Parabéns pela tua força, mais uma vez, eu que já conhecia a tua história!!
Bj
Olá João Manuel!
Os meus parabéns pela sua coragem e determinação; são dignos de grandes bençãos; que as deve têr concerteza!
Desejo-lhe que continue a têr todo o sucesso que deseja e acima de tudo que seja muito Feliz com a sua Familía.
Um abraço carinhoso, Conceição Fernandes.
nossa joão como tua historia é comovente,voce é um exemplo de vida,superou tudo isso com muito cuidado pra nao se destruir,mais DEUS esteve sempre contigo e estara pra sempre.realmente a vida é dura pra quem é mole.viver é a melhor maneira de superar as dificuldades.
Beijos.
A sua história é comovente, sem duvida que é um grande homen. Não sei se teria a sua coragem. Também já tive alguns contras na vida, nada de tão grve como o seu caso, é na realidade um acto de coragem.
votos para que continue a criar as suas filhotas com grande amor, nunca desanime, tem o meu apoio. (NÃO AO SUICÍDIO ).Obrigado pela lição.
você é um vencedor,DEUS te abençoe
Graças a Deus vc.compreendeus que opoder da vida e da morte pertence a DEus.Por mais dificl que seja, Deus nunca nos dá umaprova que nãopossamossuportar.
Companheiro defacto a vida é mesmo dura mas nós ainda pretensemos a uma jeração de duros que já não se fabrica força ai tou com tigo fica bem e vive sempre em contra luz.e contnua a acreditar na vida.
REALMENTE, QUANDO ENCONTRAMOS PESSOAS COMO VOCÊ, É QUE VEMOS O QUANTO SOMOS INSATISFEITOS E RECLAMAMOS DA VIDA. QUE DEUS CONTINUE A ILUMIR SEMPRE O SEU CAMINHO. GRANDE ABRAÇO.
ADELAIDE MOREIRA – SÃO PAULO/BRASIL
João,
Gostei muito de ler seu testemunho e constatar que você, apesar de todo o sofrimento e privações, superou tudo e está passando uma grande lição de vida para todos os que leram/lerão este post. Que Deus possa te abençoar a cada dia mais e que Ele possa te fazer ver que a vida pode sim ser muito melhor, apesar das pedras que aparecem no caminho. Temos mesmo que seguir em frente, não nos deixar abater e buscar sempre dar aos outros o melhor de nós, mesmo que os outros somente nos dêem coisas más. É difícil dar amor quando recebemos ódio, mas é assim que Deus nos quer e nos honra.
Peço a Deus que opere grandiosamente em sua vida e que te dê dias muito felizes e alegres junto a sua família.
A vida muitas vezes nos parece ingrata, porém as coisas nunca nos acontecem por acaso, Deus, todo poderoso sabe melhor que todos nós daquilo que cada um necessita, mas também sabe quanto nossos olhos são capazes de suportar, pois tudo que aconteceu ao João Manuel foi algo de muito bom para a sua evolução espiritual, como homem sofreu as grandes amarguras que a vida nos apresenta, mas esta vida é só uma das muitas passagens que todos nós temos de passar por cá, e, isto acontecendo ao João, foi algo que fez crescer muito, tornou-se uma pessoa mais forte e mais capaz das suas necessidades, preparado para coisas que antes nunca tinha pensado e que hoje fazem dele um outro homem, não um ceguinho, porque um ceguinho apenas é um homem com debilidade, não é menos homem que qualquer outro. Força João, viva a vida com todo o entusiasmo, viva-a esquecendo a falta de visão, aproveite-a dando-lhe um sentido que se possa sentir feliz e útil para e com aqueles que contigo vivem e convivem
Obrigado por a partilha João,
João você é um grande homem!!! E a biblia nos da´uma grande esperança que um dia tudo isso irá acabar e não haverá mais choro nen clamor nen dor as coisas anteriores já passaram. Revelação cap.21:4.Continue carregando seu fardo porque Deus é maravilhoso e vai te dar a vitoria.
Olá, João! Parabéns pela iniciativa deste site e parabéns por compartilhar conosco sua coragem e alegria. Só não concordo c/ vc em uma coisa: a Vida não é dura…. (mas também não é mole não!!! hehehehe…). A Vida é cuidadosa, sábia e inteligente. E tudo o que acontece conosco, de bom ou de ruim, é para o nosso bem e para a nossa evolução. A Vida nos ensina a viver!!! Aqui no Brasil (BH/MG) temos exemplos diários de superação. Conheço muitos “ex-suicidas”, que desistiram do intento qdo puderam sentir o carinho da Vida. E o carinho da Vida vem da família, dos amigos, da esperança e de Deus. Bjs bjs bjs meu amigo. Lili
Olá,
Adorei o seu blog. Está cheio de artigos super interessante para a sociedade geral. Este artigo de apelo á vida é um deles. Muito bom.
Visite também o Vitalidades.com
Olá João Manuel
Hà muito tempo que não lia o correio e, só e apenas o de carácter profissional.
Hoje comecei a a pôr a escrita em dia e comecei a ler o teu texto.
Obrigado pela partilha, pois também já comi o que o diabo amassou, e às vezes ainda amassa!
Sou empresário, 60 anos e, pronto para viver até aos 120!
Viver em Contra Luz, já conhecia, mas foi bom ler outra vez, porque às vezes nós esquecemos as coisas importantes.
Um grande abraço e a minha admiração por seres o JOÃO MANUEL.
Juvenal
gostei, do comentario, mas continuo muito triste.
Querida Adriana,infelismente a tristeza é um sentimento que depende somente de nós tirar ele do coração,nada que algem disser vai melhorar se vc não se esforçar,levante a cabeça e diga Deus eu não nasci assim,quero minha alegria de volta.Procure-a dentro de vc ela ainda está aí,só vc ainda não a encontrou,ame a Deus,ame a vida,ela é única,aproveite a chance de ajudar e se permita receber ajuda.Um grande abraço amada e Deus a abençoe.
Grande João;tbm faço parte desse grupo de pessoas que “comeram o pão que o diabo amassou”já tentei o suícídio,fui vítima de monstros que quase me destruiram,perdi minha infância,minha juventude,mas graças a Deus estou aqui para compartilhar com vc a luta diária pela vida e procurando melhorar e ajudar quando tenho oportunidade.Deus abençoe vc pela iniciativa e continue sendo esse João que conheci hoje.Abs.
olá João Manuel ,gosto do que vejo e do que tenho pesquisado,obrigada e agradeço ,até porque eu já passei por duas situações dessas á qual a segunda foi muito mau ,tenho uma cicatriz na minha cabeça que nunca me vai deixar esquecer o que fiz cicatriz essa que esta desde a frente da testa ,até á parte superior da minha cabeça ,bem funda que todos os dias nela passo a minha escova…….é muito bom termos alguém sempre em algum sítio do mundo que puxa por nós ,,,,,,obrigada João Manuel por estares desse lado neste quadrado quando estamos sós e sem termos muito com quem comunicar …a minha gratidão ,um abraço ,,,força e boa sorte ….
SUICIDIO? não nunca. A vida e tão bela tão excitante temos dentro de nos a razão da sua existência,quantos de nos já tivemos esse desejo, ou por que a vida foi madrasta ou porque dizemos ,e preferível a morte(suicídio) a tal sorte , se esse pensamento aflorar as vossas mentes!!!!!!parai e pensai. Fechai os olhos e pedi a quem DIVINO que vos de alento alegria e força espiritual para abandonar tal pensamento VIVER E ALEGRIA E DAR AOS OUTROS. Compartilhar e amar sem condicionalismos