Saiba como Equilibrar o Seu Peso – Ganhar, Perder ou manter peso

A chave para uma boa nutrição e para o controlo de peso é o equilibrio. Uma dieta alimentar equilibrada implica o consumo de uma variedade de nutrientes provenientes de grupos alimentares distintos e saudáveis. Saiba mais como se alimentar corretamente preenchendo esta avaliação nutricional personalizada.

  • Para manter um peso saudável, necessita de ingerir apenas a quantidade de calorias equivalente à que queima ou utiliza em cada dia.
  • Para perder peso, necessita de reduzir o número de calorias que consome e queimar mais calorias através de exercício físico.
  • Para ganhar peso, necessita de consumir mais calorias do que as que queima diariamente.

Quer esteja interessado em perder, ganhar ou manter o peso, o facto de estabelecer para si mesmo, uma meta pessoal e anotá-la, pode ajudá-lo. É importante estabelecer um objectivo realista, que possa ser alcançado de uma forma segura.

Cada pessoa tem um peso e forma pessoal ideal, com base na proporção entre a sua massa muscular e gordura.

índice de Massa Corporal (IMC)

O índice de Massa Corporal é uma forma de determinar se o seu peso é ou não saudável. É considerada uma medida mais útil do que o peso. Um IMC superior a 25 é considerado excesso de peso e um IMC superior a 30 é considerado obesidade.

O índice de Massa Corporal é determinado através de um cálculo individual e fornece uma série de informações úteis, que pode utilizar para manter ou atingir um peso corporal saudável. preencha já esta avaliação nutricional personalizada e saiba qual o valor do seu IMC.

As entidades oficiais recomendam 30 minutos de actividade física moderada, cinco vezes por semana.

Exercício Físico Regular

A actividade física pode ser dividida em dois tipos: aeróbica e anaeróbica. Os exercícios aeróbicos envolvem grandes movimentos musculares durante um período de tempo continuado e incluem actividades do tipo: Corrida Marcha.

Aulas de aeróbica

Quando a aeróbica começa a fazer parte da sua rotina diária, o coração e o sistema cardiovascular tornam-se muito mais saudáveis. Além disso, a disposição melhora, porque o exercício físico alivia o stress e a tensão.

O exercício anaeróbico cria nova massa muscular e inclui actividades como: Levantamento de pesos.

Treino de resistência

20 minutos apenas de exercício anaeróbico por dia, podem provocar uma alteração dramática na forma e estado do seu corpo. A massa muscular ajuda a proteger a massa óssea, o que é especialmente importante para as mulheres.



2 Comentários to “Saiba como Equilibrar o Seu Peso – Ganhar, Perder ou manter peso”
  1. kledison

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.