Receitas de limão: compota

O limão é um fruto muito rico para prevenir diversas doenças. Tem na sua constituição a vitamina C, ácidos orgânicos com um notável efeito anti-séptico, flavonóides que se encontram na casca e na polpa e que tem uma acção antioxidante, de protecção capilar e anticancerígena. O limão é igualmente conhecido pelo efeito que exerce no sangue: antianémico, fluidificante e depurativo.

Com todas estas vantagens, o limão deveria ser um fruto presente no quotidiano, até porque este pode ser consumido de diversas formas, e existem diversas receitas de limão, podendo ser consumido como sumo fresco, como tempero ou mesmo compota. Eis aqui uma receita de compota de limão que lhe pode ser útil.

Escolha 10 limões grandes, de preferência os que tiverem os caroços e a casca mais finos e, se conseguir, limões que não tenham sido tratados com produtos químicos. Lave-os bem, esfregando-os com um esfregão áspero. Posteriormente, corte-os ao meio, coloque-os numa taça e encha a taça de água fresca até os limões ficarem cobertos. Deixe-os de molho durante 3 dias, mas mude a água diariamente.

Passados os 3 dias, retire os caroços dos limões e junte-os num saquinho de gaze. Num tacho, coloque o saquinho de gaze que tem os caroços, com os limões cortados às rodelas finas e um grande copo de água. Leve o tacho ao lume, vigiando sempre a cozedura, até a casca de limão ficar tenra. Retire as rodelas de limão do tacho, e coloque neste 500 mg de açúcar e um pouco de água. Recoloque o tacho no lume, e quando levantar fervura, adicione novamente as rodelas de limão e deixe cozer lentamente. A compota estará cozida quando os limões ficarem transparentes, sendo que o açúcar deverá aderir à escumadeira.



2 Comentários to “Receitas de limão: compota”
  1. Wilson Martins
  2. Wilson Martins

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome : Email :