Propriedades terapêuticas da Pimenta

A pimenta e as suas propriedades

A pimenta é um tipo de condimento culinário com um sabor picante. São as sementes da planta Piperaceae que dão origem a este condimento muito apreciado em todo o mundo. No Brasil o nome mais conhecido para a pimenta é a pimenta do reino, em Portugal é a pimenta preta e em Moçambique a pimenta redonda. Todas elas pertencem ao género Piper. Esta planta ao sofrer diferentes maturações e diferentes colheitas dos grãos dá origem a outro tipo de pimenta como a pimenta verde, pimenta branca e pimenta preta.

Propriedades Terapêuticas: Estas sementes apresentam propriedades anti-sépticas e anti-espasmódicas;

Indicações de utilização: São indicadas para tratar perturbações digestivas, ajudando nas digestões lentas, nos meteorismos (cólicas), eructações (arrotos) e flatulência (gases). Ajuda também no relaxamento muscular;

Modo de utilização: ingerido sob a forma de chá;

Efeitos secundários possíveis: os óleos essenciais da pimenta são bastante tóxicos, deve-se ter alguma precaução.

O principio activo da Pimenta

O que dá um gosto forte e picante à pimenta é a capsiacina. Este principio activo faz com que a pimenta  seja benéfica para a saúde. Quanto mais picante for a pimenta mais capsiacina terá, o que conduzirá a mais benefícios com o seu  consumo. Este principio activo da pimenta pode actuar em diferentes partes do corpo: ajuda a aliviar as dores de cabeça, reduz os níveis de glicose no sangue, melhorar a capacidade pulmonar e ajuda no tratamento da rinite alérgica.



2 Comentários to “Propriedades terapêuticas da Pimenta”
  1. António Silva
  2. zE

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome : Email :