Pequeno almoço saudável

O pequeno-almoço ideal

Os alimentos para um pequeno almoço saudável completo e equilibrado devem incluir:

Bebidas saudáveis matinais

O chá ou o café, com pouco açúcar e em quantidade moderada são uma boa opção. Em vez do açúcar, pode utilizar mel. Este contém 76% de açúcares: portanto, é um alimento tão energético como o açúcar normal. Além disso, os açúcares que o compõem (glucose e frutose) são mais fáceis de digerir e têm uma capacidade adoçante superior à da sacarose. O mel é, também, ligeiramente laxativo.

Àcidos gordos essenciais

Utilize  margarinas poli-insaturada para barrar o pão ou as torradas. Se não tiver problemas de colesterol, use manteiga, mas com moderação. A manteiga constitui uma boa fonte de vitamina A e é fácil de digerir. Não hesite em dá-la às crianças e aos adolescentes.

Vitaminas ( especialmente a vitamina C )

Podem obter-se facilmente, através da ingestão de sumos de frutos (laranja, limão, toranja).

Proteínas de origem animal

Produtos lácteos como o leite, o iogurte magro ou meio-gordo, queijo e fiambre magros. As proteínas animais funcionam como complemento das proteínas vegetais, que se ingerem na forma de pão, de tostas, de cereais diversos. Cada fatia de pão fornece 70 a 80 kcal. O pão possui mais vitaminas quando é feito de farinhas integrais; além disso, os cereais são ricos em fibras.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.