Propriedades da Camomila

camomila

A Camomila (Matricaria chamomila L.) é uma planta medicinal que nasce abundantemente pelos campos, terrenos e locais não cultivados, vales e caminhos  por toda a Europa e nas regiões temperadas na América. É uma planta herbácea anual da família das Compostas, atinge os 20 a 50 centímetros de altura. Os caules são ramificados e as flores agrupam-se em cápítulos. Tem um cheiro característico mas com sabor amargo. Existem diversas espécies de camomilas o que podem gerar algumas confusões principalmente para as empresas farmacêuticas. Porque algumas variedades são mais activas que outras. A camomila é uma tisana digestiva qua desde à muitos anos era utilizada para recomeçar a alimentação oral após uma cirurgia. Esta planta medicinal estimula os movimentos peristálticos do intestino. 

Propriedades e indicações: A Camomila tem propriedades anti-inflamatórias (o camazuleno é o componente que existe na camomila responsável por esta propriedade), sedativas e antiespasmódica(o responsável é o bissabolol), tonificante intestinal e carminativa, analgésica (acalma as dores de cabeça e nalguns nervos), eupéptica (sob forma de tisana age nas indigestões ou digestões pesadas e alivia os vómitos e náuseas), emenagoga (alivia as dores menstruais e estimula a função da menstruação tornando à normalidade a quantidade e a periocidade), antialérgica, cicatrizante, anti-séptica, anti-reumática (o óleo que a camomila possui usa-se em fricções contra as dores lombares, torcicolos, dores reumáticas), etc.

Preparação e emprego: infusão (em forma de chá). Toma este chá quente entre 3 a 6 chávenas por dia entre as refeições. Também pode empregar a camomila externamente nos banhos (efeito relaxante e sedativo), em fricções (com o oléo de camomila) e em compressas sobre a zona afectada.

As  partes utilizadas são: capítulos florais



3 Comentários to “Propriedades da Camomila”

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.