Planta medicinal Hepática

hepatica

Hepática

Hepática nobilis Mili. Anémona-hepática

Ranunculáceas

A hepática é uma pequeníssima planta vivaz, muito rara nas planícies, um pouco mais frequente nas montanhas cobertas de bosques, onde atapeta o pé das árvores frondosas, e na frescura das matas. Floresce logo que termina o Inverno, mas as suas graciosas corolas, de cor lilás-azulada, pendentes para o solo, só vivem oito dias. Esta planta é tão característica que não é possível confundi-la com qualquer outra.
Actualmente, é pouco utilizada. As flores e a raiz não têm aplicação, e as folhas não devem nunca ser consumidas frescas. Depois de secas, servem para preparar um vinho diurético que também pode ser aplicado em feridas, acelerando a cicatrização. As folhas verdes possuem uma substância tóxica que se perde por secagem.
Sem utilização e certamente desconhecida na Antiguidade, supõe-se que não foi considerada medicinal antes do século xv. Então, a sua principal aplicação consistia no tratamento das doenças do fígado. O nome de hepática advém-lhe desta qualidade, embora também possa ser devido à forma das folhas, que se assemelham aos lobos do fígado.

Nâo utilizar nem a raiz nem a flor. Só utilizar a folha seca. Respeitar as doses

Habitat da planta hepática: Europa, excepto no extremo norte, sobretudo em regiões montanhosas, solos húmidos, matas calcárias; entre 400 e 2200 m.

Identificação da planta hepática: de 0,08 a 0,20 m de altura. Vivaz, acaule; folhas basilares, persistentes, com longo peciolo, espessas, cordiformes, vilosas quando jovens e depois glabras, divididas em 3 lóbulos iguais não recortados; flores de cor lilás-azulada, por vezes cor-de-rosa ou brancas (Marco-Abril), bastante grandes, isoladas, com invólucro em forma de cálice, 6 a 9 sépalas petalóides, 20 estames, numerosos carpelos com rostro curto. Sabor amargo. Partes utilizadas: folhas (Maio-Julho).

Componentes da hepática: heterósidos, enzimas, saponósido

Propriedades medicinais da planta hepática: adstringente, cicatrizante, diurético.

A hepática é usada no tratamento: ferida, litíase.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.