O que é uma toxina?

Um dicionário define uma toxina como «uma substância venenosa de origem vegetal ou animal» que, ingerida, poderá provocar doenças graves ou mesmo a morte. Todavia, quando usamos a palavra «toxina» não nos referimos a tal definição. Em vez disso, referimo-nos a substâncias que julgamos que nos são perniciosas, como, por exemplo, cafeína, nicotina, álcool ou talvez mesmo carne vermelha.

Embora seja verdade que as toxinas acima referidas podem ser tóxicas para o corpo em certas doses, não constituem os únicos problemas com os quais nos devemos preocupar. Deste modo, para o ajudar-mos a aprender como manter o organismo desintoxicado, fornecemos-lhe alguns conselhos para saber como proceder e porquê.

Poderá conhecer algumas das principais toxinas que habitualmente contactamos, e as toxinas mais perigosos não são as que comemos, mas sim os mais de 5000 produtos quimicos tóxicos, com que contactamos todos os dias.
Uma toxina poderá não fazer mal, ou mesmo até ser benéfica. Mas quando se trata de uma grande quantidade e ou variedade de toxinas o corpo deixa de ter capacidade de as expelir.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.