O que é Psoriase?

Doença de pele – Psoríase

É uma doença crónica, hiper-proliferativa da pele, de origem desconhecida, aparece na pele com vários graus de severidade e distribuição.  Normalmente só a pele é afectada, não sendo observado qualquer comprometimento de outros órgãos ou sistemas. São atingidos tantos os homens como as mulheres, surge quase sempre na faixa etária dos 20, 30 e 40 anos principalmente nas pessoas de pele clara. A doença é rara nas pessoas de raça negra, asiática e índios. Nos esquimós esta doença não existe. A psoríase é caracterizada por manchas vermelhas na pele, extensas e escamosas que ocorrem mais frequentemente no tronco, cotovelos, joelhos e couro cabeludo. As crises tendem a ser esporádicas e pensa-se que é uma doença auto-imune.

Cuidados para quem tem Psoriase:

  • A exposição moderada ao sol é considerada benéfica.
  • Infecções por vírus podem desencadear a psoríase. Para quem sofre de HIV, a pele pode se alterar de forma negativa.
  • Para quem está sob stress, existe maiores probabilidades de desencadear esta doença ou para quem a tem agravá-la.
  • As drogas como o tabaco, o álcool e alguns medicamentos como anti-inflamatórios e analgésicos não devem ser usados por estes doentes.
  • As pessoas com esta doença devem ter cuidado com as variações do clima, e informar sempre o seu dentista sobre a doença, os remédios que toma para que sejam tomadas precauções.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.