Açúcar Vantagens e Inconvenientes

O açúcar comum é de origem da cana de açúcar ou beterraba. É composto por 99,8% de sacarose, um dissacarídeo formado pela união de dois monossacarídeos: a glucose e a frutose. A sacarose não pode passar directamente para o sangue. Precisa de ser previamente digerida pela acção das dissacaridases intestinais, enzimas que a decompõem nos seus dois componentes, a glucose e a frutose. Ambas são rapidamente absorvidas. O açúcar  o aditivo mais utilizado na alimentação humana. O açúcar oferece-nos precisamente aquilo que em geral nos sobra (calorias) ao mesmo tempo que não possui o que nos costuma faltar (vitaminas e minerais).

O açúcar vísivel que se consome acrescentando-o aos alimentos para adoçar é apenas uma pequena parte do total que se encontra escondido em diversos tipos de alimentos processados: refrescos, gelados, bolos, iogurtes de frutas, chocolates, conservas, entre outros.

A seguir vamos salientar as vantagens e os inconvenientes do açúcar:

Vantagens do açucar

Produz a sensação de bem-estar: quando o nível de açucar de glucose no sangue é baixo (hipoglicemia) devido a exercíco físico intenso, jejum, alterações metabólicas ou, maioritariamente devido a um pequeno almoço reduzido, a ingestão de açucar alivia a ansiedade e mal-estar. 

Proporciona energia rápida: a sacarose do açucar comum digere-se muito bem, e facilmente se transforma em glucose e frutose que seguem para o sangue.

Não produz alergias: por ser um produto purificado, o açucar não desencadeia nenhum tipo de reacção alérgica. O mel e os xaropes naturais é que podem causar alergias.

Muitos do adoçantes artificiais  são pouco caloricos.

Inconvenientes do açúcar

Desiquilíbrio nutritivo: todos os açúcares são formados somente por hidratos de carbono praticamente puros. Não contêm proteínas nem gorduras, nem vitaminas, nem minerais, nem fibra. Logo, como o açúcar sacia e tira a fome, afasta outros alimentos mais nutritivos e necessários.

Cárie: todos os açucares mesmo aqueles que de forma natural se encontram nas frutas, favorecem o aparecimento de cárie. E se consumir em excesso pior.

Obesidade: o açúcar e os alimentos açucarados são uma causa importante de obesidade.

Triglicéridos: o consumo de açúcar favorece o aumento do nível destas substâncias gordas no sangue, o que aumenta o risco de sofrer de arteriosclerose e doenças coronárias.

Hiperactividade: não directamente o açúcar mas os aditivos, especialmente os corantes, podem produzir alterações na c0nduta principalmente das crianças, mas parece haver uma relação entre o consumo de açúcar  isto deve-se a que muitos alimentos com estes aditivos são alimentos açucarados.



3 Comentários to “Açúcar Vantagens e Inconvenientes”
  1. taciana mercia leal cavalcanti

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.