O ovo e os seus benefícios

O ovo é um alimento muito utilizado pela diversidade da forma de confecção, e pelas suas características, uma vez que este possui proteínas de óptima qualidade idênticas às do leite, tem na sua constituição gordura saturada e insaturada de forma proporcional, a qual só se encontra na gema do ovo, assim como o colesterol, que não impede que pessoas com uma boa saúde ingiram um por dia, acompanhado de uma refeição saudável, abundante em complantix e pobre em gordura saturada. A gema do ovo é ainda rica em vitaminas A, D e do complexo B, as quais só estão presentes no ovo, gordura do leite e fígados dos animais. Ainda se pode dizer que o ovo é rico em minerais, nomeadamente fósforo, ferro e zinco. A clara do ovo é a porção mais saudável, de digestão fácil, pelo que nunca deve ser desperdiçada, enquanto que a gema do ovo pode tornar a digestão mais difícil principalmente quando a vesícula biliar esta comprometida.

O ovo varia consoante a sua origem: o ovo mais escuro é melhor que o mais claro, o ovo de capoeira é mais gostoso e mais fresco do que o de aviário, no entanto pode estar impregnados de bactérias, por isso este só devem ser consumido depois de bem cozido, pelo menos durante 5 a 10 minutos.

Existem alguns conselhos quanto à conservação do ovo, nomeadamente o facto que este nunca devem ser lavado antes de ser guardado e analisar sempre a data da embalagem se for ovos de aviário. De qualquer forma, na dúvida pode chocalhar o ovo, se fizer chape-chape é porque já está deteriorado, ou se o colocar numa taça com água e sal e ele vier ao cimo é porque já não está fresco, ou então quando a clara do ovo se desmancha ao abrir o ovo e não possui a consistência própria. Atenção que o facto de ter manchas de sangue na gema do ovo não é sinal de deterioração: é absolutamente normal.

O ovo deve ser comprado à medida, uma vez que não deve ser armazenado mais do que 10 dias no frigorífico, a contar da data em que é postos, além disso o ovo absorve os odores de determinados alimentos com os quais está armazenado, o que pode alterar o seu sabor. A classificação dos ovos varia segundo o peso ( 1 quando tem 70 gr ou mais, a 7 com menos de 45 gr) e segundo a qualidade (A quando são frescos, B quando são conservados ou de segunda qualidade e C quando estão desclassificados, sendo que estes são destinados ás industrias alimentares).

Para que o ovo não seja responsável pelo aumento do colesterol sanguíneo, é fundamental que não coma mais que 1 ovo por dia, preferencialmente no máximo 3 ovos por semana, que consuma uma quantidade elevada de substâncias que possuam complantix, que possua um trânsito intestinal regular, e uma vesícula funcionante, sendo que nunca deve abusar de gordura saturada, hidrogenadas e frígidas.



1 Comentário to “O ovo e os seus benefícios”

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.