Exercícios físicos x Gripe

A gripe é uma doença contagiosa, caracterizada pela infecção do sistema respiratório, nariz, seios nasais, garganta.

Os seus principais sintomas é dor no corpo, fraqueza, falta de apetite e por vezes até febre. A verdade é que ninguém escapa a uma gripe, vez ou outra tem alguém gripado na família, e por se tratar de uma doença contagiosa é inevitável que não passe para todos da casa.

A grande dúvida de muitos é a respeito da prática de exercícios físicos durante esse período de vulnerabilidade do nosso corpo. Iremos esclarecer isso agora.

A prática de exercícios físicos estimula as células do sistema imunológico, o que faz com que o seu corpo reaja de uma forma melhor para o combate dessa doença. Por isso, pode sim praticar atividades físicas quando se está gripado. No entanto, é preciso alguns cuidados e precauções. Vejamos algumas dicas:

  • Não praticar exercícios físicos se estiver com febre alta, fraqueza, dores no peito e nas juntas. Isso só fará com que se agrave ainda mais o seu estado, podendo levar a infecções mais graves como pneumonia, sinusite, amigdalite e crises de asma.
  • Se estiver apenas com sintomas comuns de gripe, como dores leves na cabeça ou na nuca, irritação na garganta e congestionamento nasal, pode continuar normalmente com a sua rotina de treino. A prática de esportes elimina até dois dias de sintomas da gripe uma vez que atua diretamente nas células do sistema imunológico.
  • Sempre que for tossir ou espirrar na academia leve a mão a boca, evite assoar o nariz próximo a outras pessoas, e também o contato direto com outros, faça a higienização com álcool se utilizar as máquinas nas academias. Esses atos além de serem de higiene adequada para o ambiente, também evitam que, de repente, todos da academia fiquem gripados por sua causa.
  • Se a ingestão de água já é importante na hora do treino, agora a atenção deve ser redobrada sobre esse fator, a água é fundamental para hidratar o organismo e também para manter a temperatura corporal estável.
  • Os exercícios físicos devem ser praticados de forma moderada, pois o seu corpo não está a 100% e precisa de alguns cuidados para evitar dores, lesões e agravamento no quadro.
  • Se você acabou de sair de uma gripe forte retome de forma lenta o seu ritmo de treino, não volte logo com a mesma intensidade, o seu corpo precisa se recuperar.
  • Não pense que malhar até transpirar irá fazer com que você elimine o vírus do seu corpo, pelo contrário, você pode ficar ainda mais fraco devido à perda excessiva de suor.
  • Se a gripe for leve, volte aos seus exercícios lentamente, as endorfinas liberadas durante as atividades têm um efeito analgésico e relaxante, o que ajuda a aliviar os sintomas dessa doença.
  • Não deixe para malhar só quando a gripe te pegar, a prática regular de exercícios físicos pode prevenir a gripe, visto que as atividades atuam nas células do sistema imunológico, fazendo com que o seu organismo se fortaleça contra diversas doenças, inclusive a gripe.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.