Exercício Físico x Atividade Física

Por incrível que pareça o termo “Atividade Física” não significa o mesmo que “Exercício Físico”. Vamos saber mais a respeito de cada um e qual a diferença entre eles.

Atividade física é uma expressão geral usada para definir qualquer movimento corporal que seja produzido pelos músculos esqueléticos, resultando em um gasto energético maior, uma vez comparado ao gasto do corpo em repouso. Assim, a atividade física é muito mais do que aqueles exercícios que você pratica na academia, ou aquele esporte que você pratica regularmente (futebol, natação, voleibol, etc.). Ela está constantemente presente na nossa rotina, como caminhar até o ponto de ônibus, ir ao supermercado a pé, passear com o cachorro, lavar a louça, ir ao banheiro, varrer a casa, levantar, ir ao banheiro, fazer jardinagem, subir escadas, enfim, o nosso corpo está em constante movimento e consequentemente, em constante atividade física.

O exercício físico consiste em uma atividade física planejada, constante, bem definida e estruturada para os mais variados como perda de peso, aumento da massa muscular, aperfeiçoamento das habilidades atléticas, melhorar o sistema imunológica, prevenir doenças ósseas, cardiovasculares, ou apenas para a recreação. A prática de exercícios físicos deve ser antes autorizada por um médico ou especialista e deve ser acompanhada por um orientador ou treinador, a fim de diminuir o risco de lesões e complicações mais graves.

Assim, podemos claramente perceber que os dois termos não se tratam da mesma coisa. A atividade física é todo e qualquer movimento do nosso corpo e o exercício físico é algo mais planejado, estruturado. Deste modo, todo exercício físico é também uma atividade física. E nem toda atividade física é um exercício físico.

Porém os benefícios para a saúde são basicamente os mesmos, dentre eles está:

  • Aumenta a sua energia – A atividade física faz com que o seu corpo armazene mais energia dentro dos músculos, te deixando mais disposto a realizar outras tarefas ou diversões.
  • Melhora a sua respiração – Com o maior trabalho dos pulmões isso faz com que aumente as trocas gasosas, e o seu corpo tire maior proveito do oxigênio de cada respiração.
  • Fortalece os músculos – Com as atividades de esforço repetitivas, (tanto ao realizar a mesma atividade física como lavar louça, ou exercício físico como musculação) o seu músculo é acionado mais vezes e trabalhado de forma mais constante, fazendo com que aumente de volume e que se torne mais forte.
  • Fortalece os seus ossos – O impacto é necessário para o crescimento dos músculos, e com a atividade / o exercício esse impacto aumenta, fazendo com que os seus ossos se tornem mais fortes o que além de ajudar evitar lesões, previne e ajuda no tratamento de doenças ósseas, como a osteoporose.
  • Melhora no bem estar – A prática dessa atividade faz com que haja uma maior liberação de hormônios do bem estar, como a endorfina. Isso faz com que você se sinta mais confiante e mais bem disposto.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome : Email :